Uma explosão foi registrada na tarde desta quinta-feira (5) na Vale Fertilizantes, em Cubatão (SP), às margens da Rodovia Cônego Domênico Rangoni. De acordo com informações iniciais, há um incêndio na Unidade 2 da empresa, iniciado em uma correia transportadora. Segundo o Corpo de Bombeiros, há vazamento de nitrato de amônio e ácido sulfúrico na atmosfera, produtos considerados altamente tóxicos.
Desde as 15h, uma fumaça alaranjada pode ser vista de vários pontos da região. Treze viaturas do Corpo de Bombeiros de Santos, Cubatão, Guarujá e São Vicente foram deslocadas ao local para atenderem a ocorrência. A Brigada de Incêndio da empresa também atua no combate às chamas e ao vazamento químico.
Funcionários da unidade e de empresas próximas foram evacuados do local, que está isolado. Moradores da comunidade Mantiqueira, próxima à empresa, também foram retirados de suas residências, por precaução
Representantes da Defesa Civil, da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e do Plano de Auxílio Mútuo (PAM) do Polo Industrial de Cubatão também acompanham a situação.
A Vale Fertilizantes, por meio de nota, informou que houve um problema em uma correia transportadora da Unidade 2 da empresa, localizada na Avenida Plínio de Queiroz, em Cubatão. Assim que o incêndio começou, os funcionários foram retirados do local. Segundo informações iniciais, não há feridos. A companhia afirmou ainda que segue monitorando a situação para entender o que causou o problema e qual é a composição do gás que ainda está sendo liberado da explosão
Produto tóxixo
Segundo o professor de Química e pós-graduado em Biologia Química pela Universidade de São Paulo (USP), Murillo Consolli Mecchi, as substâncias soltas na atmosfera podem causar problemas como irritação nos olhos e na garganta. Por isso, é importante tentar se manter distante e evitar inalar a fumaça.
“Quem entrar em contato com esses poluentes pode ter sintomas como problemas respiratórios, irritação no pulmão, nariz e traqueia, falta de ar, além de irritação nos olhos. Quando é altamente aquecido, ele forma poluentes muito tóxicos, como óxidos de nitrogênio. Este é um composto poluente forte muito solúvel em água, o que facilita a contaminação na umidade do ar e no lençol freático, por exemplo”, explica.
Acesso bloqueado
Segundo a Ecovias, concessionária que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), por conta do vazamento de produto perigoso em área fora do trecho de concessão, a Rodovia Cônego Domênico Rangoni tem lentidão, no sentido São Paulo/Cubatão, no Km 262. O acesso à Avenida Plínio de Queiroz, que leva à margem esquerda do Porto, no Km 248, está bloqueado nos dois sentidos.
Fonte: G1