Nos três primeiros meses do ano, cerca de 850 inquéritos policiais de violência contra mulher foram instaurados pela Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DDM), de Cuiabá, dentro da Campanha “Justiça pela Paz em Casa”, do Poder Judiciário de Mato Grosso. A campanha trabalha 37 itens com objetivo de promover a paz, a cidadania e conscientizar a população sobre a importância de denunciar os casos de violência doméstica.
Outra iniciativa para fortalecer as ações da Campanha “Justiça pela Paz em Casa” foi ampliar o atendimento da Delegacia, levando os trabalhos até os bairros, por meio da Delegacia Móvel, como forma de facilitar o acesso às informações dos crimes de violência de gênero, doméstica e familiar, além de encorajar as mulheres à denúncia.
“Nós temos que aprender a trabalhar a prevenção. Temos que difundir os valores dentro de casa e isso vai, futuramente, contribuir para paz social. A Polícia Civil tem o papel de ajudar a construir esses valores e estamos fazendo ao levarmos informações até os bairros com a Delegacia Móvel", disse a delegada Jorzilethe Magalhães Criveletto.
Ainda de acordo com a delegada, a Delegacia da Mulher está efetuando diligências para averiguar denúncias anônimas de cárcere privado e maus tratos, encaminhadas por meio dos serviços 197, da Polícia Civil, e pelo “Ligue 180”, da Central de Atendimento à Mulher, em Brasília. “Os policiais estagiários da Academia de Polícia têm sido fundamentais para o trabalho”, disse a delegada.
Delegacia Móvel
Em março, a Delegacia Móvel esteve nos bairros Praeirinho, Pedra 90, Altos da Serra, e nesta sexta-feira (21) no bairro Ribeirão do Lipa, na Escola Municipal Maria Tomich Monteira da Silva, das 17h às 21h.
A Campanha Justiça pela Paz em Casa termina no final do mês de março.
(Assessoria)