Cidades

8 hábitos que previnem micoses

Micose é uma infecção causada por fungos que deve ser tratada com cuidados médicos. O surgimento de micoses, principalmente durante o verão, é muito comum.

De acordo com a bioquímica e diretora da Linha Confirme de autotestes para diabetes, Carolina Ynterian, a micose “pode acontecer quando o pé está machucado e a unha um pouco levantada, pois isso facilita a entrada de micro-organismos”.

Mas mesmo sem qualquer machucado, um ambiente de calor e umidade é bastante propício para o surgimento da infecção de pele, explica Daniela Lemes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Os tipos de micose mais comuns aparecem, normalmente, nas unhas e dedos dos pés, mas existem outras variações, como a condição conhecida como pano branco, que pode surgir nas costas e couro cabeludo. Tem ainda a candidíase, típica das dobras do corpo.

Tratamento 

Ao perceber que possui qualquer tipo de micose, o ideal é procurar um dermatologista. O tratamento pode ser tópico, que é a aplicação de pomadas ou líquidos na região da lesão. Em casos mais graves pode ser exigido tratamento via oral.

“Se não tratar a micose, ela causa muito mal-estar, odor, descamação e coceira. Além de cada vez alastrar mais e o tratamento se tornar mais difícil” afirma Carolina.

Daniela diz que as micoses nas unhas merecem bastante atenção: “A unha do pé é bem complicada de tratar pela dificuldade de o remédio chegar ao ponto infectado por meio da circulação”. Ela alerta que se a micose não for tratada por muito tempo, os fungos podem causar alterações irreversíveis na cor e forma das unhas.

Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.