Nacional

74% dizem não confiar em Dilma; número era inverso em 2011

Com um índice de confiança de 74% no início do primeiro mandato em 2011, a presidente Dilma Rousseff atingiu um patamar negativo de 74% no mesmo quesito, segundo pesquisa do Ibope divulgada nesta quarta-feira. Em um cenário de rejeição de seu governo , a petista viu sua confiança cair de 51% para 24% em três meses.

A presidente Dilma começou seu primeiro mandato com 74% de confiança da população, carregando índices positivos do fim do governo Lula, que registrava 81% no mesmo critério. No fim de seu segundo ano de mandato, Dilma chegou a um pico de 75% de confiança, índice que caiu para 45% após as manifestações de junho de 2013.

A confiança é considerado um índice pessoal do presidente, diferente da avaliação do governo. No auge do escândalo do mensalão, a avaliação do governo Lula foi para 29%, mas a confiança no petista ficou em 44%, índice que é atribuído pelos pesquisadores ao seu carisma. No caso de Fernando Henrique Cardoso, a confiança nele ficou em 31% quando a aprovação do seu governo chegava a 16%.

No caso de Dilma, a rejeição ao governo chega a 64%, mas os índices de desempenho pessoal são ainda mais desfavoráveis: 78% desaprovam sua maneira de governar e 74% dizem não confiar nela.

A pesquisa ouviu 2.002 eleitores em 142 municípios entre 21 e 25 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Fonte: Terra

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus