Com os certificados os formandos podem ser absorvidos pelo mercado de trabalho na região, onde há oportunidades nos dois segmentos. O Sistema Nacional de Empregos (Sine/MT), parceiro do IDH e integrante da Setas, trabalha as alternativa de ingresso no mercado, após levantamento sobre demandas no comércio, hotéis, empresas de serviços e frigoríficas, cujas vagas serão monitoradas.
Os cursos foram aplicados nos períodos vespertino e noturno pelo IDH/MT, na aldeia, diariamente. “Os cursos contêm apostilas e conteúdo emparelhados ao que há de melhor em projetos educacionais de formação e qualificação profissional no país. Essa é a nossa principal preocupação”, afirmou o presidente do IDH/MT, Paulo Vitor Borges.
O projeto de qualificação profissional da Setas, com o IDH-MT, já ministrou cursos e certificou alunos do Quilombolas, além de mais de 20 municípios do estado em polos regionais. No mês retrasado, o instituto, dentro do PNQ, qualificou quase uma centena de jovens da colônia Quilombolas.
Segundo o presidente do IDH, há estudos no sentido de ampliar os cursos para os povos indígenas em reservas de todo Mato Grosso.
Estiveram presentes à solenidade de entrega dos certificados a secretária-adjunta de Trabalho e Emprego, Vanessa Rosin, o coordenador do IDH/MT, Admilson Leite, técnicas do Sine/MT, representantes da Câmara Municipal de Barra do Bugres, professores e lideranças indígenas, como o cacique Lucimar Kalomezoré.
Fonte: Agência da Notícia