Esportes

60% dos processos de desapropriações estão em litígio

 
De acordo com o levantamento feito pelo Circuito Mato Grossono Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças (Fiplan), somente em 2013a Secopa já efetuou mais de R$ 61 milhões de pagamentos em juízo. A estimativa da secretaria é de que as desapropriações previstas em Cuiabá e Várzea Grande custem aproximadamente R$ 100 milhões aos cofres públicos. 
Um total de 400 imóveis localizados em trechos onde são realizadas as obras de mobilidade urbana com vistas à Copa do Mundo de 2014 ou as de implantação do VLT já foi desapropriado. Acontece que nem todos os proprietários receberam os valores referentes à reintegração de posse ou desapropriação, segundo aponta a própria Secopa. Isto porque existem casos em que os proprietários não concordam com os valores das indenizações e os pagamentos acabam sendo feitos em juízo, ou seja, são depositados em uma conta específica até que o processo de desapropriação transcorra totalmente. 
 
Um dos casos de insatisfação com o valor oferecido pela desapropriação está na ação proposta pela advogada Daniela Sanchez Vicente, que representa a Moto Raça, localizada na Avenida da FEB, em Várzea Grande. “O principal problema é que não sabemos qual a metragem da loja que será realmente afetada. Temos apenas uma ação que a loja está situada em uma rodovia federal e que isto fundamenta a desapropriação”, declara Sanchez. 
 
Ele revela, ainda, que a Secopa de fato realizou um levantamento para indenização, no entanto sem especificar corretamente a área a ser desapropriada. “Isso causa muita insegurança, já que não sabemos se daqui a um ano, por exemplo, eles vão querer adentrar além daquela área que já foi afetada”, explica a advogada ao comentar que a ação proposta em face do Estado requer uma resposta formal e documentada sobre o processo de reintegração. 
 
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos