Cidades

56% de pacientes de UPAs e policlínicas não têm quadro de risco à vida

Mais da metade de pacientes que procura UPA e policlínicas em Cuiabá não estão em situação de saúde para atendimento nas unidades conforme a classificação de cuidados do Ministério da Saúde. São pacientes com alguma doença que não apresentam risco à vida e estão em condições de atendimento de emergência e urgência.

Levantamento da Diretoria de Atenção Secundária, da Secretaria Municipal de Saúde mostra  a situação vale para 56,7% das pessoas que procurou as unidades. De acordo com a pesquisa, foram realizados 51.527 atendimentos durante todo o mês.

Deste total, 29.242 foram classificados como verde ou azul, quadro não emergencial, e deveriam procurar atendimento nas unidades básicas de saúde. Por se tratarem de portas abertas, essas unidades fazem o acolhimento, orientando-os a aguardarem os atendimentos prioritários ou procurarem um posto ou centro de saúde mais próximo de suas residências.   

 Outros 19.959 entrevistados (38,7%) que procuraram as policlínicas do Verdão, Planalto, Coxipó e Pedra 90, bem como as UPA Norte e Sul, foram classificados como vermelho, amarelo, roxo ou preto, com risco eminente de morte.

Entretanto, a maioria – 26.916 (92,1%) – das pessoas preferiu esperar pelo atendimento, ao passo que apenas 2.326 (7,9%) desistiram e foram redirecionadas às unidades básicas, que funcionam 07h às 11h e 13h às 17h.

Segundo a diretora de Atenção Secundária de Cuiabá, Dúbia Campos, existem vários fatores que influenciam na decisão de procurar uma policlínica ou UPA. Uma delas é que são unidades que oferecem atendimento 24h.

“E, com mais de 14 milhões de desempregados no país, muitos trabalhadores escolhem essas unidades com medo de faltar ao emprego e ser demitido”.

Outro ponto é que a crise econômica levou milhares de pessoas a desistirem dos planos particulares de saúde e isso, atrelado ao desconhecimento da rede de assistência, resultou num aumento de 30% da demanda no Sistema Único de Saúde (SUS), em relação ao ano passado.

Com Assessoria

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.