Cidades

50 ar-condicionados mofam em escola

O colégio peca pela falta de infraestrutura sobretudo na climatização dos ambientes internos: 50 aparelhos de ar-condicionado, que seriam usados para amenizar o forte calor da Capital, estão dentro das caixas, muitos deles obsoletos, pois não foram utilizados desde que a primeira remessa foi entregue, em 2008.
 
O ar-condicionado possui um histórico de polêmicas no governo estadual. Segundo a reportagem “Ensino às traças e desempenho pífio”, da edição 433 do Circuito MT, 2 mil aparelhos de climatização aguardam para serem instalados, pois, na maior parte das escolas, a rede elétrica não possui estrutura adequada para suportar tamanho consumo de energia, principalmente nos meses mais quentes.
 
A André Avelino não é exceção. De acordo com o diretor da escola, Munir Fares, a rede elétrica da escola tem mais de trinta anos e não conseguiria suportar a demanda energética. Além disso, o administrador denuncia que há um “jogo de empurra” de responsabilidades, por parte do governo estadual e da Centrais Elétricas Mato-grossenses (Cemat).
 
“Fiz denúncia na Ouvidoria do Estado e não obtivemos resultados. A adequação das instalações elétricas nos foi prometida para maio de 2012, ou seja, há mais de um ano. É uma situação complexa pois nem o governo estadual nem a Cemat aceitam a responsabilidade: um joga o problema para o outro resolver”, diz ele.
 
Autor da denúncia que chegou à redação do Circuito MT, Roniclei Rondon, de 17 anos, mostrou senso de civilidade ao relatar os problemas enfrentados pela escola. Em dias quentes, o rapaz fala que é comum ver estudantes desmaiando e sendo transferidos para unidades médicas. Segundo ele, a publicidade alardeada pelos órgãos públicos, sobre a qualidade das estruturas de ensino, é falsa.
 
“A propaganda que vemos do governo de que está tudo perfeito nas escolas não condiz com a realidade. Precisamos da ajuda da imprensa, pois já fizemos denúncias em vários órgãos e nunca fomos atendidos. Hoje mesmo uma aluna passou mal e desmaiou, por causa do calor, enquanto vemos uma sala cheia de aparelhos de ar-condicionado ainda na caixa”, lamenta ele.
 
 
Por Diego Frederici – Da redação
Fotos: Pedro Alves

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.