O primeiro a ser preso, Robson Barbosa Padilha, 22, conhecido por "Índio", teve mandado de prisão representado pelo delegado Bruno Barcellos Lima, por descumprimento de medida judicial da Lei Maria Penha. Os policiais tentavam cumprir a ordem judicial deste a tarde de sexta-feira, mas somente à noite o suspeito foi localizado e preso, já pela equipe do delegado Marcelo Carvalho, escalado para reforçar o atendimento da Polícia Civil, no primeiro fim de semana do Festival.
O suspeito foi encontrado no bairro São Sebastião acompanhado de duas moças. Na Delegacia, os policiais acabaram descobrindo que ele estava comercializando drogas na localidade e retornaram à casa, onde apreenderam 28 porções pequenas e duas maiores de cocaína e pasta-base.
O delegado Bruno Lima disse que o suspeito já era investigado e que, possivelmente, a droga seria vendida no Festival.
A segunda prisão aconteceu durante abordagem da equipe do delegado Marcelo Carvalho, em um táxi que chegava ao centro da cidade com quatro jovens, vindos de Cuiabá. Na primeira revista, com um dos rapazes foi encontrado uma porção de maconha e todos levados para a Delegacia.
Os rapazes carregavam uma caixa de isopor com cerveja e aos fundos havia uma sacola plástica, que os conduzidos informaram se tratar de carne, porém, ao ser aberta carregavam na verdade uma revólver calibre 38.
Como nenhum deles assumiu a autoria, todos foram autuado em flagrante por associação criminosa e posse ilegal de arma de fogo. Todos eles têm passagens criminais por tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e roubo.
Os suspeitos, Lucas Santana França, 20, tem passagem por porte ilegal de arma de fogo; Wancleiton Márcio Moraes da Silva, 24, por porte ilegal de arma de fogo; Romário da Silva Lopes, 22, passagem por roubo e Julio dos Santos Faria, 29, por tráfico de drogas.
As prisões foram efetuadas pelo delegado Marcelo Carvalho, Benites Miranda e Alinor Correa da Silva, ambos escrivães, e os investigadores Venan Nascimento Coutinho, Viviane Meyer, Andre Matos, e o policial de Chapada Dulceney Alcantâra.
Outras ações
Ainda em Chapada dos Guimarães, na quinta-feira (29.05), Max Martins da Costa, 23 anos, foi preso por tráfico de drogas. Ele foi detido pela Polícia Militar com 13 cabecinhas de cocaína. No mesmo dia, também foi preso Luiz Fernando Soares, 25, com dois mandados de prisão preventiva de roubo e tentativa de homicídio, ambos praticados em Chapada dos Guimarães.
Da Assessoria