Foi realizada na tarde desta terça-feira (23), a cerimônia que representa a entrega uniformes para estudantes da rede estadual de ensino. Os 800 mil uniformes foram doados pelo Governo Estadual em parceria com a Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa).
Ao todo são 400 mil alunos matriculados em 754 escolas estudais em Mato Grosso, cada aluno devidamente matriculado terá direito a adquirir duas camisas, totalizando assim 800 mil uniformes, que serão entregues até 30 de março.
De acordo com a PM, mais de mil pessoas estiveram presentes no evento realizado na Arena Pantanal, e puderam presenciar diversas apresentações musicais de artistas e alunos das escolas.
Para o presidente do Colegiado de Diretores de Cuiabá e Baixada Cuiabana (CDC), Dimas Antônio, a iniciativa tem seu pontos positivos e negativos “Antes cada escola confeccionava o seu uniforme e vendia para os alunos, o problema que eu vejo é a questão da padronização, porque assim, nós não temos como controlar e saber se o aluno é daquela determinada unidade escolar ou não. Outra questão que eu vejo é que o tecido, for lavado muitas vezes, acaba encolhendo e ficando torto, diferente dos que as escolas mandavam confeccionar, porém é uma iniciativa legal, pois muitos alunos não poderiam comprar, temos que agradecer pois esse uniforme é doado”
O governador do estado, Pedro Taques (PSDB) rebateu essas críticas: “algumas pessoas criticaram essas 800 mil camisetas, dizendo que não estamos fazendo mais do que a obrigação. Eu entendo que é obrigação, mas eu pergunto: Por que não fizeram antes? Porque foram irresponsáveis com a educação de Mato Grosso. Desses 400 mil alunos, tenho certeza que vão sair homens e mulheres que contribuirão para o crescimento deste estado, Nós temos que preparar essas pessoas para que elas sejam profissionais descentes”, acrescentou o gestor de MT.
Os uniformes além do brasão do Governo do Estado, tem a inscrição “Algodão de Mato Grosso”, para o presidente da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (AMPA), Gustavo Piccoli, a oportunidade de estar envolvido no projeto é digna de agradecimento. “O que importa para nós da Ampa, é saber que a qualidade do algodão produzido em Mato Grosso está chegando aos estudante e agradecemos a oportunidade de estar levando mais conforto para os estudantes da rede estadual do estado” informou.
Preço simbólico
A superintendente da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC), Carolina Curvo Ganballi, informou o papel da Seduc no projeto “Coube a Seduc a distribuição, As escolas já estão recebendo, e agora a gente começa a distribuir pro estado inteiro, os uniformes serão vendidos a um custo de R$ 3,00 sendo que o valor arrecadado com as vendas será revertido para a escola, podendo usar este valor de diversas maneiras, como, aquisição de instrumentos para banda, pequenos reparos, etc.” Acrescentou Carolina.
A aluna do Liceu Cuiabano, Leticia Domingues, de 15 anos, aprovou a iniciativa “ O uniforme padrão é bem melhor para alguns alunos que não tem dinheiro para comprar o uniforme que a escola faz”.