A pesquisa levantou também os fatores que, na opinião dos “campuseiros”, impedem que os projetos saiam do papel. Dentre eles, o principal foi a falta de recursos ou apoio financeiro para dar o primeiro passo. 44% dos respondentes consideram que o investimento inicial é o maior impeditivo.
Entretanto, dinheiro não é o único problema. A dificuldade em conciliar a startup com os estudos (15%), a falta de capacitação técnica (14%) e a falta de conhecimento sobre administração e mercado (12%) também são barreiras consideráveis para esses jovens.
As marcas patrocinadoras mais lembradas pelos campuseiros foram Intel (17%), Vivo (8%) e Nvidia (8%). Dentre as marcas consideradas relevantes, mas que participaram do Campus Party estão Apple (14%), Google (9%) e AMD (5%).
Foi perguntado qual é a personalidade do mundo tecnológico que eles mais admiram. 75% das pessoas responderam Steve Jobs. Mas ao serem estimulados a pensarem em uma personalidade viva, o resultado torna-se muito mais difuso, aparecendo nomes como Bill Gates, Carlos Morimoto, Mark Zuckerberg, Larry Page e Jon Maddog.
A pesquisa foi realizada com 258 jovens do Campus Party, que ocorreu de 28/02 a 03/03, em São Paulo.
Fonte: ILUMEO