O desembargador Paulo Sérgio Carreira de Souza tomou posse no cargo nesta segunda-feira (17), durante solenidade realizada no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). Com mais de três décadas de experiência na magistratura, Carreira substituirá o desembargador Pedro Sakamoto, que se aposentou no mês passado.
Conhecido por sua discrição, Paulo Sergio Carreira de Souza foi eleito por unanimidade pelos membros do Tribunal Pleno e ascendeu ao desembargo pelo critério de antiguidade. Em seu discurso de posse, destacou o compromisso em trabalhar para o bem-estar social e para um Judiciário que atua na defesa da democracia.
“A verdadeira justiça vai muito além dos livros e das normas. Permeia a vida das pessoas que batem as portas dos nossos tribunais em busca de solução de seus conflitos, com julgamento justo, imparcial e humanizado. Vivemos uma época de transformações rápidas, cujo papel do Judiciário nunca foi tão crucial para garantir os direitos constitucionais, defender a liberdade, proteger a democracia, assegurar que a lei seja uma ferramenta de equidade com total respeito à constituição”, defendeu.
A cerimônia de posse foi conduzida pela presidente do TJMT, desembargadora Clarice Claudino da Silva. “É uma alegria e privilégio dar posse ao desembargador Paulo Sergio Carreira de Souza, uma pessoa com personalidade ímpar e vai acrescentar seriedade, sobriedade, experiência de vida e muita camaradagem ao nosso Tribunal. Que ele seja muito feliz na nossa Casa da Justiça”.
Honrando a tradição, a condução de Paulo Sergio Carreira de Souza ao centro da cerimônia de posse foi feita pelos desembargadores, Orlando de Almeida Perri, decano do Tribunal de Justiça, e Anglizey Solivan de Oliveira, recém-integrada à Corte.
No início deste novo desafio, Paulo Sergio contará com a união das experiências adquiridas em sua carreira profissional, que iniciou como policial civil até chegar à magistratura. Para o desembargador, o propósito será o mesmo, mas agora contará com a sabedoria de um colegiado.
“Quando você é juiz singular, você está lá dentro do seu gabinete, trabalhando com funcionários e procurando fazer o seu serviço. Como desembargador, você passa a viver e pensar em conjunto. Não é mais o Paulo Sergio, é a Câmara. É um modo de pensar totalmente diverso do que eu já estou acostumado. Já fui convocado durante muitos anos no Tribunal e tenho certeza que não há uma dificuldade nesse sentido”.
Eleito presidente para o próximo biênio (2025-2026), o desembargador José Zuquim Nogueira elogiou a trajetória do desembargador Paulo Sergio. “Vejo a sua chegada com muita alegria e satisfação. Por sua experiência na magistratura sei que só virá a somar conosco”.
Com a posse, o quadro de magistrados de 2º Grau do TJMT volta a contar com os 39 membros, sendo 12 desembargadoras e 27 desembargadores.