Neste domingo (25), a Policia Judiciária Civil deflagrou a operação Lei Seca, na Rodovia dos Imigrantes com a MT-040, estrada para que liga Cuiabá a Santo Antônio do Leverger. Das infrações dezoito foram autuações por alcoolemia, sendo quatro flagrantes de motoristas que ultrapassaram o limite de 0,34mg/l de consumo de álcool e que responderão pelo crime de embriaguez ao volante.
Na operação, foram recolhidas dezessete carteiras de habilitação (CNH), quatro certificados de Registro de Licença do Veículo (CRLV) e nove veículos foram apreendidos, sendo cinco carros e quatro motocicletas. Ao todo foram registrados cerca de 39 infrações.
De acordo com o delegado, Romildo Grota Junior, o saldo da operação foi positivo, uma vez que foram registrados apenas quatro flagrantes por embriaguez. “O número de flagrantes de 2014 para cá vem diminuindo, o que podemos concluir que as pessoas estão se conscientizando de que não devem beber dirigir”, disse o delegado.
A operação “Lei Seca” é uma ação integrada das forças policiais estadual, federal e órgãos de trânsito, atuando em parceria o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, Delegacia de Delitos de Trânsito, da Polícia Judiciária Civil, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Secretaria Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).
No dia 22 de janeiro, uma portaria foi publicada no Diário Oficial, designando 28 funcionários do Detran para compor a Operação Lei Seca. Segundo o presidente do Denatran, Rogers Elizandro Jarbas, neste domingo, treze servidores do órgão atuaram com Agentes da Autoridade de Trânsito, fazendo a parte administrativa durante a operação.
A operação “Lei Seca” foi realizada dentro da operação “Impacto”, deflagrada pela Secretaria Estadual de Segurança Pública, para os 100 primeiros dias de combate a criminalidade.