Foto Ahmad Jarrah
Cerca de 240 famílias foram retiradas pela polícia de uma área pública no bairro Altos do Coxipó, em Cuiabá (MT), na tarde desta terça-feira (13). O grupo, que ocupou outras duas vezes a mesma área em um número menor, estava local desde sábado (11) e já havia roçado a mata baixa e começado a montar barracas. Não houve conflito e nem resistência dos ocupantes durante a ação de retirada. Cinco carros da Polícia Militar e um da Força Municipal de Segurança acompanharam as ações.
Segundo o fiscal da Secretaria Municipal de Ordem Pública, Rodrigo Rosa, as ocupações ocorreram em duas áreas com tamanho de aproximadamente 25 mil m² cada uma. “São áreas públicas e não precisam de autorização judicial para a retirada do pessoal. Eles contestam quanto ser uma área verde (APP), mas não é. É um local criado para preservação da natureza depois da criação do bairro [Altos do Coxipó]”, afirma.
No entanto, o pedreiro José Carlos de Souza, um dos ocupantes, diz que as 240 famílias têm liberação da Justiça para entrar local e demarcar loteamento. Um documento apresentado à reportagem com uma lista de mais de 200 nomes, possui datação inicial de 11 março deste ano, com trâmite na 9ª Vara Cível de Cuiabá e com despacho do juiz Gilberto Lopes Bussiki. José Carlos diz no entanto que há protocolo com data superior há seis meses.
“A gente mostrou para eles [os policiais] o documento da Justiça que fala que nós temos o direito de entrar a área, que já virou um ‘lixão’. Se eles apresentarem o documento da Justiça também que manda a gente sair, a gente sai. Mas, eles não têm”, argumenta.
No fim da tarde desta terça-feira (14), o grupo já tinha se retirado do local, mas se organizava para retomar a ocupação na quarta-feira (15) pela manhã.