Cidades

240 famílias são retiradas de áreas pública no Altos do Coxipó nesta terça (14)

Foto Ahmad Jarrah

Cerca de 240 famílias foram retiradas pela polícia de uma área pública no bairro Altos do Coxipó, em Cuiabá (MT), na tarde desta terça-feira (13). O grupo, que ocupou outras duas vezes a mesma área em um número menor, estava local desde sábado (11) e já havia roçado a mata baixa e começado a montar barracas. Não houve conflito e nem resistência dos ocupantes durante a ação de retirada. Cinco carros da Polícia Militar e um da Força Municipal de Segurança acompanharam as ações.

Segundo o fiscal da Secretaria Municipal de Ordem Pública, Rodrigo Rosa, as ocupações ocorreram em duas áreas com tamanho de aproximadamente 25 mil m² cada uma. “São áreas públicas e não precisam de autorização judicial para a retirada do pessoal. Eles contestam quanto ser uma área verde (APP), mas não é. É um local criado para preservação da natureza depois da criação do bairro [Altos do Coxipó]”, afirma.

No entanto, o pedreiro José Carlos de Souza, um dos ocupantes, diz que as 240 famílias têm liberação da Justiça para entrar local e demarcar loteamento. Um documento apresentado à reportagem com uma lista de mais de 200 nomes, possui datação inicial de 11 março deste ano, com trâmite na 9ª Vara Cível de Cuiabá e com despacho do juiz Gilberto Lopes Bussiki. José Carlos diz no entanto que há protocolo com data superior há seis meses.

“A gente mostrou para eles [os policiais] o documento da Justiça que fala que nós temos o direito de entrar a área, que já virou um ‘lixão’. Se eles apresentarem o documento da Justiça também que manda a gente sair, a gente sai. Mas, eles não têm”, argumenta.

No fim da tarde desta terça-feira (14), o grupo já tinha se retirado do local, mas se organizava para retomar a ocupação na quarta-feira (15) pela manhã.

Reinaldo Fernandes

About Author

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.