Já nos projetos da matriz da Fifa, houve mudança no modal de BRT para VLT e o COT do CPA foi deixado de lado para que o Estado investisse apenas nos Centros de Treinamento da Barra do Pari e da UFMT. As cinco obras prioritárias, segundo a Secopa, estão dentro do cronograma. Contudo, o Fan Park deve começar a ser construído no Parque de Exposições, no bairro Dom Aquino, após a realização da Expoagro e deve levar 180 dias para a conclusão.
Das 26 obras de desbloqueio, que em tese deveriam ficar prontas antes das intervenções nos principais corredores da cidade – Avenida Miguel Sutil e Fernando Corrêa da Costa –, as cinco licitadas estão sendo executadas paralelamente às obras de viadutos e trincheiras, perdendo o sentido de ajudar a desafogar o trânsito, finalidade para a qual, originalmente, haviam sido planejadas.
Apesar do anúncio de que Cuiabá seria uma das sedes do evento em maio de 2009, os projetos ficaram prontos em dezembro de 2011. Por falta de tempo, escolheu-se apenas executar a pavimentação da Avenida Mário Palma, no bairro Ribeirão do Lipa; duplicação da Avenida Juliano Costa Marques, no Bela Vista; complementação da Avenida Jurumirim, no Novo Mato Grosso; ligação da Avenida Beira Rio com o bairro Coophema e a ponte sobre o rio Coxipó, na Rua Eucaliptos ligando a o bairro Jardim das Palmeiras com a Avenida Arquimedes Pereira Lima.
A duplicação da Avenida Barão de Melgaço, no trecho da Miguel Sutil à Avenida 8 de Abril, e a Avenida Senegal (atrás do Pantanal Shopping), chegaram a ser licitadas mas não foi dada a ordem de serviço porque o custo da desapropriação foi maior do que o custo da obra.
Se por um lado alguns projetos foram descartados, outros foram incluídos, não para a Copa do Mundo, mas que passaram pela equipe técnica da Secopa. A obra do Rodoanel, por exemplo, anteriormente sob gestão da Prefeitura de Cuiabá, incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), será licitada sob o regime de RDC; outro projeto elaborado a pedido do governador para a Secopa é a Via Verde, a Avenida Beira Rio Norte. O projeto é de uma marginal saindo da altura do Supermercado Modelo da Ponte Nova até o Centro de Eventos do Pantanal, margeando o rio Cuiabá.
Mas ainda não se sabe se ambos os projetos ainda serão executados este ano ou em 2014.
Por Débora Siqueira – Da redação
Fotos: Pedro Alves