Cidades

200 donos de terrenos baldios são multados

Duzentos proprietários de terrenos foram multados em Nova Mutum (242 km de Cuiabá) por abandono e excesso de sujeira. Cada um está obrigado a pagar 390 UPFM (Unidade Padrão Fiscal Municipal), que corresponde a valor de R$ 982,80 no total. Também deverão restituir a prefeitura com o valor gasto na limpeza de áreas, que será lançado no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbanos) de cada proprietário.

Os proprietários de lotes e terrenos e baldios estão sendo fiscalizados pelo Departamento de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (DPDU) da Prefeitura de Nova Mutum, e os 200 multados são de ações realizadas somente neste ano. 

Os fiscais do município estão agindo em conformidade com decreto nº 129/2016 que notificou coletivamente todos os proprietários de lotes, terrenos baldios, incluindo construções e casas abandonadas. O decreto foi publicado no dia 7 de novembro de 2016 e dava prazo de 15 dias para que a limpeza fosse feita.

 Além de manter a cidade limpa e organizada, a ação tem como principal finalidade evitar que nesses locais haja proliferação do Aedes Aegypti, responsável por transmitir os vírus da dengue, zika e chikungunya e febre amarela.

De acordo com Calebe Benjamim, coordenador do DPDU, a fiscalização terá sequencia e quem não fizer sua parte será autuado. “A fiscalização não vai parar, nossa equipe está diariamente fiscalizando os bairros e naqueles locais onde for encontrado terrenos com mato alto os proprietários serão autuados”, afirma.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.