Cidades

20 novos ônibus são incorporados à frota de Cuiabá

 
Os ônibus possuem motores ecológicos Euro 5, que são movidos ao diesel S10 que reduz a emissão de poluentes no ar em até 65%. A Integração Transportes faz parte do Programa Despoluir da Confederação Nacional de Transportes (CNT).
 
De carroceria Marcopolo Torino, sobre chassi da Mercedes Benz, ano de fabricação/modelo 2013, os ônibus são monitorados por GPS, que mostra a localização exata do veículo, possibilitando o controle dos itinerários e horários, e são gerenciados eletronicamente através de computadores a bordo (controla velocidade e a rotação do motor)  com sistema de freio top brake e seguem as mais modernas exigências de segurança, inclusive com câmeras de monitoramento, garantindo assim mais conforto e acessibilidade ao passageiro.
 
Os 20 novos veículos contam com elevador para deficientes físicos, cadeiras especiais para idosos, grávidas e obesos; saídas de emergência (inclusive no teto), bancos revestidos para passageiros, poltronas com adaptação ergonômicas para motoristas.
 
Espaçosos e arejados os ônibus possuem uma carroceria com designer moderno, com janelas panorâmicas, duas entradas de ar, dois exaustores para troca de ar, e quatro circuladores de ar, garantindo assim ambiente mais agradável.
 
Em agosto de 2011, a Integração Transportes substituiu a frota com aquisição de 40 novos ônibus zero quilômetro.
Renovação de Frota em 2012:
No final do ano passado, a empresa Pantanal Transportes Urbanos renovou a  frota com a aquisição de  70 ônibus zero quilômetro, que foram distribuídos em 45 linhas, beneficiando diretamente os moradores do Grande CPA.Também a União Transportes que opera as linhas de Várzea Grande e no  Intermunicipal (Cuiabá e Várzea Grande) colocou em circulação 40 veículos zero quilômetros.
O Sistema do Transporte Coletivo de Cuiabá e Várzea Grande investiu entre o segundo semestre de 2012 até agora, R$ 34 milhões somente na aquisição da frota, ou seja, de 130 novos ônibus.
 
Projeto Buscar:
 Em 2012, a MTU adquiriu 9 vans “zero quilômetro” do Projeto Social “Buscar”, desenvolvido há 15 anos pelas empresas concessionárias do transporte coletivo em parceria com a Prefeitura de Cuiabá. Hoje são realizados 2.928 atendimentos/mês (fixos e eventuais) de segunda-feira a domingo. Atualmente 366 pessoas são beneficiadas. O investimento total foi de R$ 1.353.082 (um milhão trezentos e cinquenta e três mil e oitenta e dois reais) para adquirir e adaptar os veículos para Portadores de Necessidades Especiais – PNE).
 
Fonte: Assessoria
 
Foto: Divulgação
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.