Cidades

1ª das 30 creches previstas para Cuiabá é inaugurada

 
 “Esta é a primeira de muitas obras que vamos fazer em Cuiabá para beneficiar a educação, pois estabelecemos isso como grande meta da nossa gestão e temos muita convicção do que queremos para essa cidade”, disse o prefeito Mauro Mendes.
 
Conforme informou o prefeito, para manter um CMEI em funcionamento é preciso um investimento mensal de R$ 100 mil, que devem ser gastos com folha de pagamento entre outras despesas. Desse total 50% são com recursos do governo federal e o restante sai dos cofres do próprio município.
 
“Mas esse dinheiro sai do bolso de todos nós. Por isso sempre reforço a importância de o contribuinte pedir a nota fiscal, pois serão recursos revertidos para o próprio município. É com essa arrecadação que vamos manter essas unidades”, disse o prefeito lembrando que 29% da arrecadação do município em 2014 serão destinados à educação.
 
Ainda segundo o prefeito, para manter os 30 CMEIs que serão inaugurados ainda em sua gestão, será necessário contratar cerca de dois mil profissionais, uma vez que cada unidade dessas precisa de pelo menos 64 funcionários.
 
Concluindo, o prefeito lembrou que toda a população precisa se responsabilizar e manter bem cuidada as unidades de ensino, que são patrimônios públicos. “Educação não é só aquilo que aprendemos no banco da escola, mas sim os hábitos diários que precisamos ter com a nossa cidade. Todos nós ganhamos com isso e o resultado será uma cidade muito melhor para todos nós”.
 
O secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo, destacou que a entrega dessa obra foi o pontapé inicial dos muitos empreendimentos que serão inaugurados ainda.
 
 “Nosso desafio é colocar em andamento um CMEI por mês nos próximos 30 meses, e isso é algo que a princípio seria um absurdo, mas desafios como esse estão no DNA do prefeito, que sempre foi um empreendedor – e eu aceitei assumir esse compromisso junto com ele, porque acredito no seu trabalho”.
 
Bastante emocionados, os filhos da professora Ady, Teldo Mattos e Alaene Mattos,  agradeceram a homenagem feita à mãe. Teldo Mattos lembrou do trabalho realizado pela professora em Cuiabá. “Sinto-me muito emocionado por ver o nome da minha mãe nessa magnífica obra. Minha mãe fez história em Cuiabá, cidade que ela amava e trabalhou muito para divulgar sua cultura”.
 
A cerimônia de inauguração também reuniu várias autoridades políticas e do setor de educação de Cuiabá, que fizeram questão de prestigiar uma das mais importantes obras entregues para a população. Entre as autoridades presentes estavam o desembargador Rubens de Oliveira, o superintendente da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Sérgio Pascoli Romani, a presidente do Conselho Municipal de Educação de Cuiabá, Regina Lúcia Borges, a diretora regional do Senai, Lélia Abadio Brum, o deputado Emanuel Pinheiro, os vereadores Haroldo Kuzai, Mario Nadaf e Adilson Levante. Também prestigiaram a cerimônia os secretários municipais de Cuiabá e líderes comunitários da região do Pedra 90.
 
CMEI – O CMEI do Pedra 90 terá capacidade para atender 244 crianças de 0 a 5 anos de idade. Construído em um terreno de 5,7 mil metros quadrados, o CMEI possui uma área total de 1,2 mil metros quadrados, divididos em berçário, salas, cozinha, lactário, sala de leitura e informática, refeitório, anfiteatro, playground, além da área administrativa e demais espaços.
 
O nome do CMEI é uma homenagem à professora cuiabana Ady Figueiredo Mattos. Nascida em 06 de abril de 1917, a professora atuou em vários setores da educação e assistência social, inclusive como voluntária na Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE). Dona Ady faleceu em 2012, aos 95 anos de idade.
 
Assessoria

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.