Foto: reprodução
Por G1
Os serviços de polícia, ambulância e bombeiros serão unificados na capital paulista no telefone 190, da Polícia Militar. A informação foi antecipada pelo jornal “Folha de S. Paulo” e confirmada pelo prefeito João Doria (PSDB) nesta sexta-feira (19). Atualmente, quem precisa chamar o Samu liga 192. Para acionar os bombeiros é preciso discar 193.
Segundo Doria, a unificação no 190 “vai trazer mais eficiência e economia de recursos humanos, materiais e financeiros, já que por muitas vezes, os chamados de ocorrências são duplicados”. As afirmações foram feitas pelo prefeito em seu perfil no Facebook
Um dos motivos da iniciativa é aproveitar o fato de as pessoas já serem acostumadas com o número 190 e nem todas conhecerem o 192 e o 193. Além disso, em casos de acidente de trânsito, por exemplo, tanto o Samu como o Resgate (dos bombeiros) podem ser acionados hoje e enviar ao local dois veículos de forma desnecessária.
Segundo dados do governo de São Paulo, o Resgate realiza 400 atendimentos diariamente, dos quais cerca de 25% deles poderiam ser atendidos pelo Samu –considerados menos graves.
Segundo a "Folha de S. Paulo", representantes da prefeitura e do governo de São Paulo estão finalizando os detalhes do funcionamento do novo sistema para assinar um termo de cooperação nos próximos dias.