Cidades

18 mil crianças são presenteadas via cartinhas dos Correios

Uma das épocas que mais despertam o fascínio e a imaginação das crianças em todo o mundo é o Natal. E é exatamente pensando nisso que os Correios organizam, anualmente, o projeto “Papai Noel dos Correios”. A iniciativa possibilita que os pequenos [de até 10 anos] das famílias mais carentes peçam a casinha, a boneca, a bola, o carrinho, entre outros presentes tão sonhados, por meio de cartas. Em 2019, cerca de 18 mil cartinhas foram apadrinhadas em Mato Grosso.

A campanha surgiu como um programa interno entre os colaboradores dos Correios, em 1989. Os funcionários recebiam diversas cartas e se reuniam para atender aos pedidos ou mesmo responder carinhosamente às mensagens. O projeto foi aberto para a participação da sociedade apenas em 1997, devido ao crescente número de solicitações recebidas.

Uma das adeptas do programa é a jornalista Priscila Mendes. Participante da iniciativa há vários anos, ela contou que vê no projeto, uma forma para propiciar momentos especiais aos mais necessitados. “O mais importante é participar e oportunizar o sonho de uma criança que, possivelmente, não teria acesso [aos presentes] de outra forma. Fico muito feliz de poder contribuir com a felicidade de, pelo menos, uma delas”.

Neste ano, ela contou que apadrinhou um pedido de uma garota que vai para a creche pela primeira vez no ano que vem e pediu uma mochila de rodinhas. “A infância é a fase mais bonita da vida, então devemos estimular mais sonhos e mais imaginação”.

A técnica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Andréa Kobayashi, está em seu primeiro ano como madrinha no programa “Papai Noel dos Correios”. Ela disse que adotou uma cartinha de um garoto que, ao contrário da  maioria, pediu roupas e sapatos de presente para o ‘Bom Velhinho’.

“Senti necessidade em ajudá-lo não por caridade, mas sim por dignidade. A minha sensação foi de poder ser a tia que proporcionou um pouquinho de esperança para essa criança. E que mesmo não me vendo, nem me conhecendo, ela vai saber que alguém teve cuidado com ela”.

E o sentimento de satisfação é tamanho que ambas destacaram que irão seguir apoiando o projeto pelos próximos anos.

“Este é um projeto que me deixa muito emocionada. Sempre que chega essa época, procuro buscar informações para adotar uma das cartinhas, além de convidar novas pessoas para colaborar com o programa”, ressalta Priscila.

“Não costumava adotar cartinha porque não entendia o funcionamento e os mecanismos adotados para entregar os presentes. Mas agora devo me organizar para adotar mais nos próximos anos”, contou Andréa.

Papai Noel dos Correios – Mato Grosso

De acordo com os Correios, o projeto em 2019 começou com as arrecadações no começo de novembro e foi encerrado nesta sexta-feira (20), quando todos os presentes recebidos foram destinados aos autores das cartinhas.

Aproximadamente 80% das cerca de 23 mil cartas recebidas foram apadrinhadas.

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.