Segundo o titular da pasta, Ságuas Moraes (PT) serão convocados 516 professores, 33 Técnicos Administrativos Educacionais (TAE) e 590 Apoios Administrativos Educacionais (AEE). Com a primeira convocação para 02 de setembro.
A informação foi confirmada na última sexta (16), durante reunião com a Seduc, o secretário de Administração, Francisco Faiad (PMDB) e representantes do Sindicato dos Profissionais da Educação (Sintep-MT).
A posse dos aprovados é, inclusive, uma das reivindicações dos profissionais da Educação do Estado que estão em greve desde o último dia 12.
De acordo com o cronograma apresentando por Ságuas, dia 2 de setembro serão convocados 33 Técnicos Administrativos Educacionais; e 242 Apoio Administrativo Educacionais. Em 1º de Outubro será feito o chamamento de mais 248 Apoios Administrativos. E, em 18 de novembro, 516 professores.
“A convocação de professores será a última para não comprometer o trabalho já em andamento nas escolas. Pois, o processo de posse leva em média 30 dias podendo ser prorrogável por mais 30”, esclarece o secretário adjunto de Políticas Institucionais de Pessoal da Seduc, Edilson Spenthoff.
Representantes do Sintep, no entanto, não concordaram com o cronograma do Estado, já que segundo eles, a convocação é dos professores é próxima do final do ano letivo.
“Ou seja, a falta de professores nas escolas estaduais e todo o problema que isso envolve, o governo espera resolver apenas em 2014?”, questionou o presidente do Sindicato Henrique Lopes.
Além da convocação, durante a reunião foram discutidas outras pautas para a educação e o Sintep aguarda o documento que o governo do Estado encaminhará com as possíveis propostas para a classe.
Após avaliação da direção, o documento será encaminhado para as subsedes fazerem sua avaliação e posteriormente o documento ser discutido em Conselho de Representantes e Assembleia Geral a ser realizada no dia 26 de agosto.