Política

120 vereadores eleitos são servidores públicos municipais; sindicalista critica

Em Mato Grosso, 1.404 vereadores foram eleitos nas eleições 2016 segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TER-MT), desse total, 120 são servidores públicos municipais. Para o presidente do sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cuiabá (Sispumc), Jaime Metelo poderia ser um dado positivo se os vereadores defende-se o servidor. “Nesses 34 anos em que sou servidor público município o que eu vi com o passar dos anos, foi o filme se repetir. O cara se lança com a bandeira do servidor e ao se eleger a última coisa que ele vai defender é a categoria”.

Segundo ele, o discurso dos candidatos na hora das eleições é um, mas depois de eleitos a prática é outra. “Os servidores eleitos tecnicamente tinham que defender os servidores públicos e alguns na câmara eu não vejo fazendo isso. Nós já tivemos experiências com alguns candidatos que não tem se mostrado favoráveis aos servidores”, desabafou. Para Jaime os vereadores acabam indo para o lado do gestor público, o prefeito, ao invés de fiscaliza-lo, pois assim consegue indicar pessoas para cargos dentro da prefeitura.

“Eu acredito que a origem do problema seja as indicações de prestadores de serviço para a prefeitura que é uma coisa que a gente combate. Somos a favor do concurso, pois ele quebra essa situação. Parece que as prioridades que era dos servidores aos vereadores se reelegerem passasse para uma prioridade pessoal de cumprir com os cabos eleitorais conseguindo uma vaguinha na prefeitura para acomodar esses cabos eleitorais”, criticou.

Em seu terceiro mandato como vereador, Adevair Cabral foi o quarto mais votado nessas eleições e recebeu mais de 4 mil votos nas urnas. Ao Circuito Mato Grosso, o vereador que é servidor público municipal, disse que as pessoas passaram a entender que é bom eleger alguém da categoria. “Antigamente, os eleitores não tinham essa visão e por isso não votavam, então esse número (120) é muito importante e demonstra que as pessoas estão começando a tomar consciência que é bom (eleger)”.

Adevair enfatizou que como vereador ele é o primeiro a votar em projetos que beneficiem a categoria. "Qualquer projeto que seja para beneficiar eu voto a favor. O projeto que visa prejudicar o servidor eu não voto. Também ajudo e apoio os projetos que beneficiam a população”, enfatizou.

Catia Alves

About Author

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões