Foto Ahmad Jarrah
A preparação para o Dia de Finados (02) foi grande nos cemitérios da Capital e de Várzea Grande na última semana. Limpeza, capina, pintura e reparos nas estruturas foram realizadas pelas prefeituras e pela empresa Cuiabana Administradora de Cemitérios (responsáveis por Cuiabá). Ao todo são esperados 120 mil pessoas, nos 36 cemitérios na área urbana e rural de Cuiabá e nos 13 da Cidade Industrial.
Os cemitérios da Piedade, São Gonçalo e Pascoal Ramos, que são geridos pela Cuiabana Administradora, prepararam serviços como café da manhã, entrega de flores, água, tendas e banheiros químicos para os seus visitantes. A expectativa é que esses três cemitérios recebam juntos, cerca de 35 mil pessoas.
Já no maior cemitério do município, o Bom Jesus de Cuiabá, terá a abertura dos portões para visita logo as 6 horas. Missas serão celebradas, às 8h e às 16h e a estimativa é que 70 mil pessoas passem pelo local – para visitar seus entes queridos.
Nos cemitérios administrados pela Prefeitura de Cuiabá, támbem serão distribuídos panfletos educativos sobre a dengue, para que os familiares não deixem água acumulada nos vasos de planta que ficam nos túmulos.
Em Várzea Grande
A Prefeitura Municipal de Várzea Grande, por meio da secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana revitalizou e melhorou a infraestrutura nos cemitérios do município. De acordo com o secretário da pasta, Breno Gomes os trabalhos de melhorias nos cemitérios começaram na semana passada. “Todos os cemitérios receberam serviços de capina manual, roçada interna e externa, pintura de muro e meio fio, iluminação pública e conserto de calçadas”, destacou.
O secretário disse também que o Cemitério São Francisco de Assis, além dessas melhorias recebeu serviços de revitalização e paisagismo e serviços de melhorias na capela. A entrada principal do cemitério recebeu palmeiras imperiais, proporcionando um ambiente mais harmonioso. No cemitério Recanto da Paz, em Várzea Grande, a administração espera a visita de mais de 10 mil pessoas.
Breno Gomes disse ainda que as famílias que possuem jazigos já poderão realizar limpezas e pequenas reformas. “Tradicionalmente, as famílias vem aos cemitérios dias antes do Dia de Finados para fazer pequenas melhorias nos túmulos e realizar a limpeza do local. Porém as obras de maior impacto só poderão ser realizadas depois do dia 3 de novembro”, pontuou o secretário.
Falta de fiscalização e denúncias envolvem empresas funerárias de MT