Política

12 pré-candidatos saem das convenções partidários rumo ao Senado

Doze pré-candidatos ficaram definidos para concorrer a uma vaga no Senado nas convenções partidárias. Três deles disputaram o cargo em 2018, dois vão tentar passar do cargo de deputado estadual para o de senador e dois tentarão voltar ao posto.

Carlos Fávaro, Nilson Leitão (PSDB) e procurador Mauro (Psol) concorreram ao Senado na eleição principal, ficando, respectivamente, na terceira, quinta e sexta posições. Com discursos diferentes eles tiveram seus nomes aprovados pelos seus partidos como uma segunda chance.

Valdir Barranco (PT) e Elizeu Nascimento (DC) vão apostar na subida para o Congresso Nacional um ano e meio após cumprimento de mandato na Assembleia Legislativa. Elizeu tentará passar, gradualmente, de vereador em Cuiabá para o posto mais alto no legislativo nacional num intervalo de cinco anos e meio.

Júlio Campos (DEM) foi senador entre 1990 e 1993 e diz se sentir preparado para voltar ao cargo após 27 anos. O hoje deputado federal José Medeiros (Podemos) encerrou o mandato de quatro anos no Senado em 2018, no mesmo ano em que foi eleito para a Câmara Federal.

Gisela Simona, que teve votação expressiva na disputa à Câmara Federal em 2018 tentará desta vez alcançar o Senado com candidatura ainda pelo PROS.

O vice-governador Otaviano Pivetta (PDT) também confirmou sua candidatura. Ele e Carlos Fávaro estão no centro das atenções pela proximidade com o governador Mauro Mendes (DEM).

Os novatos

Dentre os novatos, sai na frente a tenente-coronel Rúbia Fernanda (Patriotas) pelo apoio do presidente da República, Jair Bolsonaro. Ela foi lançada à pré-candidatura em convenção na quarta-feira (11) à noite com participação de Bolsonaro via live.

O NOVO lançou o professor de economia Feliciano Azuaga. Assim como a tenente, ele estreia na política.

A Rede também tirou sua aposta na área econômica com o nome do empresário Reinaldo Morais.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões