Moradores da região metropolitana de São Paulo ainda sofrem com a falta de água na manhã desta sexta-feira (23), mais de um dia depois de o fornecimento ser interrompido em duas estações elevatórias.
A interrupção elétrica começou às 4h da quinta-feira, quando a Estação Elevatória João XXIII parou de funcionar após uma árvore atingir a fiação e obstruir o fornecimento de energia. A árvore só foi totalmente retirada às 23h, e a AES Eletropaulo concluiu o conserto às 2h50, segundo informações do Bom Dia São Paulo.
De acordo com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), a energia ainda apresentava oscilações, e a normalização ainda poderá demorar de 24 a 48 horas.
Considerando também a Estação Elevatória Jardim São Luiz, que também teve problema por corte de energia, 1,2 milhão de pessoas foram afetadas. Ficaram sem água as zonas oeste e sul da capital, parte de Cotia e todos os bairros de Taboão da Serra, Embu e Itapecerica da Serra.
Conserto
A AES Eletropaulo informou que uma equipe dos bombeiros chegou às 12h ao local onde estava a fiação que abastece a Estação João XXIII e que foi afetada pela queda de uma árvore. Foi constatado que o equipamento disponível não era suficiente para remover a árvore, que tinha entre 20 e 25 metros de altura.
Por volta das 17h30, outra equipe dos bombeiros foi à estação e o trabalho de remoção começou. A energia só foi totalmente restabelecida durante a madrugada.
Na Estação Jardim São Luiz, o fornecimento elétrico tinha sido interrompido por volta das 4h por galhos na rede e foi restabelecido às 9h12, afirmou a Eletropaulo. A previsão era que o fornecimento de água nesses bairros fosse normalizado de forma gradual até a madrugada desta sexta, segundo a Sabesp. A companhia pede que os moradores evitem o desperdício e usem de forma consciente o volume de suas caixas-d’água.
Embu-Guaçu
A Sabesp informou, por volta das 20h50, que o município de Embu-Guaçu também ficou sem água por causa da falta de energia na estação de tratamento da cidade, entre 12h30 e 18h. Cerca de 39 mil pessoas foram afetadas. No início da noite, o abastecimento começou a ser retomado e seria normalizado durante a madrugada desta sexta.
Fonte: G1