Cidades

Usina hidrelétrica de Sinop vira aula de campo para alunos de escola de Tabaporã

Alunos que cursam o 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Professor Elmar Justen, localizada no município de Tabaporã (a 643 km a Médio-Norte da Capital) viajaram cerca de 200 quilômetros para conhecer a usina hidrelétrica de Sinop. A aula de campo ocorreu na última sexta-feira (11.10), deixando alunos e professores satisfeitos com o que viram e aprenderam, numa verdadeira aula prática.

Segundo a diretora da escola, Francielle Carlini, a aula de campo aliou o conhecimento teórico da disciplina de ciências, à prática, sobre as formas de geração de energia. “Fizemos um trabalho interdisciplinar envolvendo mais disciplinas. O resultado foi o melhor possível”, destaca.

Na visita, os alunos puderam perceber a amplitude do projeto da usina hidrelétrica e a diversidade de profissionais que trabalham no local. No entendimento da diretora, além de aprenderem sobre a geração de energia, a visita a Usina serviu para auxiliar os alunos na escolha de sua profissão no futuro.

“Essa foi a primeira vez que a escola organizou uma visita a uma usina hidrelétrica e, além de aprenderem sobre a geração de energia hidrelétrica, os alunos puderam observar a grandiosidade de um empreendimento desses, acompanhando a trajetória desde a liberação das licenças que se iniciaram em 2007 até a construção da Usina, que continua em andamento”, assinala.

Almoço e cinema

Após a aula campo, os alunos e professores que participaram da visita foram convidados a almoçar com os funcionários no refeitório da usina. Em seguida, foram para uma sessão de cinema em Sinop. “Afinal depois de todo o aprendizado, também mereciam um momento de diversão”, relata Francielle.

Usina

A usina hidrelétrica de Sinop é uma das maiores do Estado. Ela conta com duas turbinas/geradores e potência instalada de 400 megawatts/hora (MWh), o que corresponde à geração de energia elétrica para 1,6 milhão de pessoas, equivalente a 50% da população do Estado de Mato Grosso.

O projeto de construção da UHE Sinop foi desenvolvido levando em consideração o estudo de viabilidade do empreendimento, de maneira que seus possíveis impactos serão minimizados por uma série de programas socioambientais, constantes no PBA.

A construção da Usina representa importante contribuição para atender o crescente consumo de energia elétrica no Brasil.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.