O Detran-MT (Departamento Estadual de Trânsito em Mato Grosso) estima dívida de R$ 500 milhões de motoristas com licenciamento vencido. O montante equivaleria a 50% dos carros que circulam pelo Estado.
“A cada dois carros que circulam atualmente pelo menos um está sem o licenciamento, e isso porque a pessoa está devendo o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) ou tem alguma multa e não consegue retirar o documento”, disse o presidente do departamento, Gustavo Vasconcelos.
Para reverter a situação de inadimplência, o governo lançou hoje (24) o serviço de parcelamento das dívidas com o Detran-MT no cartão de crédito. A pessoas com dívidas de qualquer natureza relativas a veículos automotores podem fazer o pagamento com uso de cartões de débito ou crédito nos pontos de atendimento da empresa Zapay, disponíveis na sede do Detran-MT, em Cuiabá, e na 5ª Ciretran de Várzea Grande.
No momento da negociação dos débitos para pagamento, a empresa credenciada deverá demonstrar, detalhadamente, a formação dos custos do valor da dívida, identificando cada débito parcelado, taxa de juros aplicada e o número de parcelas escolhidas pelo proprietário do veículo.
O pagamento pode ser feito em até 12 vezes com até três cartões de crédito diferentes, independente de ser da titularidade da pessoa que está quitando os débitos, garantindo a integridade da operação mediante senha pessoal e intransferível do titular do cartão.
“Nosso principal objetivo é facilitar para que o cidadão não perca seu veículo e nem tenha o nome inscrito em dívida ativa. Queremos que o contribuinte tenha a oportunidade de regularizar a situação do seu veículo e quitar suas pendências sem pesar no bolso”, disse Vasconcelos.
A medida é uma forma de disponibilizar aos proprietários de veículos alternativas para quitar seus débitos à vista ou em parcelas mensais, com a imediata regularização da situação do veículo, além de assegurar a agilidade, autenticidade, segurança e desburocratização dos processos administrativos do Detran-MT, reduzindo custos operacionais e promovendo melhor atendimento aos cidadãos.