DESTAQUE 1 Nacional

Taxa de desemprego de mulheres e negros registra alta no governo Lula

Por Lucas Bellinello

Pesquisa revela que políticas sociais não foram eficientes para incorporar vulneráveis na sociedade

No encerramento de 2023, a taxa de desemprego entre mulheres e indivíduos negros (composta por pretos e pardos) no Brasil ultrapassou a média nacional. Enquanto o país registrou um índice de 7,4% no último trimestre do ano, a taxa de desemprego entre mulheres alcançou 9,2%, enquanto entre os homens foi de 6%.

Esses números foram divulgados nesta sexta-feira (16) como parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, conduzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Essa comparação revela que o desemprego entre mulheres é 53,3% superior ao dos homens. Vale destacar que essa diferença já foi ainda maior, atingindo 69,4% no 1º trimestre de 2012, quando teve início a série histórica do IBGE. A menor disparidade registrada foi de 27% no 2º trimestre de 2020.

Quanto à análise por cor da pele, a população branca apresentou uma taxa de desemprego de 5,9%, enquanto entre pretos (8,9%) e pardos (8,5%) as taxas superaram a média nacional.

Essa discrepância entre os grupos é praticamente a mesma desde o início da série histórica, quando a taxa de desemprego entre os brancos era de 6,7%, entre os pretos correspondia a 9,7%, e entre os pardos, a 9,2%, enquanto a média nacional atingia 8%.

Lucas Bellinello

About Author

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus