Prevendo a fiscalização em propriedades rurais na região de Rondonópolis e outros 12 municípios mato-grossenses, entre os dias 19 e 23 de março, representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) se reuniram com o Sindicato dos Produtores Rurais do município de Rondonópolis. O objetivo foi de explicar como funciona a fiscalização do exercício profissional junto às propriedades rurais no que se refere principalmente à exigência de profissionais da área agronômica responsáveis pelas culturas e receituários.
“Quando da visita do agente fiscal é necessário que os proprietários rurais tenham em mãos as documentações que comprovem a existência de um profissional habilitado e registrado junto ao Conselho, responsável pelas culturas das safras, safrinhas, pelo armazenamento de grãos, os receituários agronômicos de defensivos agrícolas, ART de análise de solos. Os fiscais também irão checar as estruturas de construção civil como casas, armazéns de grãos, dentre outros itens que exijam o serviço de um profissional registrado no Crea”, detalhou o gerente de fiscalização Jackson Paulo da Conceição.
De acordo com o vice-diretor financeiro do Crea-MT, Marcelo Cesar Capellotto França, “é nítida a falta de informação dos proprietários rurais sobre a fiscalização realizada pelo Conselho. Portanto, essa aproximação que está sendo feita junto aos sindicatos rurais, é fundamental para esclarecer dúvidas e até mesmo para facilitar o trabalho dos agentes fiscais, pois de posse dessas informações temos certeza que os produtores se adequarão à legislação evitando assim sanções”.
O superintendente Operacional do Crea-MT, Giovani Marcos Bertol, informou que esta não é a primeira reunião feita com o setor e que a resposta tem sido positiva. “Os dirigentes dos sindicatos rurais têm sido receptivos tanto com as reuniões quanto com as ações de fiscalização. Muitos se propuseram a divulgar as informações entre seus associados, criar campanhas nas redes sociais. Os conselheiros também têm ajudado. Através de articulações conseguimos que a Aprosoja envie mensagens de textos (SMS) aos produtores informando antecipadamente das ações fiscalizatórias, entre outras ações”, disse.
Os municípios que serão fiscalizados na próxima semana, de 19 a 23 de março, serão: Rondonópolis, Alto Araguaia, Alto Taquari, Araguainha, Alto Garças, Guiratinga, Pedra Preta, Tesouro, Itiquira, Jauru, Indiavaí, Figueirópolis e Vale do São Domingos. Também participaram da reunião os conselheiros Plínio Barbosa, Bruno Lemos e o presidente do Sindicato Rural de Rondonópolis, Aylon Gonçalo de Arruda.