Política

Prefeitos entregam pauta municipalista a presidente da Câmara Federal

Nesta quarta-feira (8), dirigentes municipais se reuniram, em Brasília, com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, para pedir apoio visando a votação de pautas importantes em tramitação na Casa. Constam da pauta a derrubada do veto ao projeto do Imposto sobre Serviços (ISS), a reforma da previdência, o parcelamento de débitos previdenciários, o piso nacional do magistério, a atualização monetária dos valores de programas federais, entre outros.

O encontro contou com a participação de diretores da Confederação Nacional dos Municípios, presidentes de entidades municipalistas estaduais, além de parlamentares. O presidente da AMM, Neurilan Fraga, disse que a aprovação da pauta municipalista no Congresso Nacional vai impactar positivamente nas contas das prefeituras. “Os municípios têm pressa no encaminhamento dos projetos, pois a aprovação de matérias, como repatriação de recursos e alteração da Lei Kandir, poderá garantir a injeção de recursos nos cofres das prefeituras, que estão limitadas em sua capacidade de investimentos”, assinalou.

Fraga destacou, ainda, a necessidade do reajuste dos valores dos programas federais, subfinanciados pela União, que só repassa aos municípios de 30% a 40% dos valores necessários para mantê-los em funcionamento. “A atualização dos valores dará mais tranquilidade aos gestores para planejar e executar ações que atendam a população”, frisou.

Estudos da CNM revelam que alguns Programas e Ações de Saúde estabelecidos pelo governo federal têm repasses estipulados pelo contingente populacional do município, como a Atenção Farmacêutica Básica e o PAB Fixo, sendo atualizados conforme o Censo Demográfico do IBGE, ou seja, a cada 10 anos. E desde 2011 o quantitativo populacional não sofreu atualização por parte do Ministério da Saúde, situação que faz que municípios com aumento populacional percam recursos.

Marcha a Brasília – Durante a audiência na Câmara, o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, fez o convite a Rodrigo Maia para participar da XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento ocorrerá de 15 a 18 de maio e deverá reunir centenas de autoridades dos três Poderes – Legislativo, Executivo e Judiciário. Maia afirmou que deverá estar presente ao evento. A pauta municipalista também foi entregue ao líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros.

Passivos financeiros

Ainda no período da manhã, o presidente da AMM, Neurilan Fraga, se reuniu em Brasília com uma equipe técnica da Fundação Getúlio Vargas para tratar de um projeto de parceria para discutir a recuperação de passivos financeiros dos municípios. O trabalho consiste em um levantamento de fundos diversos, que incluem o FPM, previdência, entre outros. Deve ser feita a verificação de dados junto aos entes federados e o acompanhamento contínuo, até o recebimento dos passivos pelos municípios.  Posteriormente será agendada outra reunião com a equipe da FGV, em Cuiabá, para definir a execução da parceria.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões