Cidades

Parceria entre secretarias ajuda na prevenção de câncer bucal de servidores

 Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenadoria da Saúde Bucal, junto com o Telessaúde e o Conselho Regional de Odontologia – CRO/MT, firmaram parceria para realizar o rastreamento de lesões labiais em servidores da Prefeitura que trabalham expostos ao sol. Na primeira etapa, a ação será feita com servidores das secretarias de Obras e de Serviços Urbanos.

De acordo com a dentista da rede municipal, Diurianne França o trabalho tem como objetivo alertar os servidores expostos a radiação solar e propor ações de prevenção e diagnóstico precoce dessas alterações labiais, por meio de palestras educativas e exames bucais preventivos, fazendo a busca ativa dessas patologias e realizando exames complementares, se forem identificados possíveis casos da doença.  

“Vamos ministrar as palestras na região onde esses servidores trabalham. Ao final das explanações, aqueles que quiserem fazer o exame preventivo, serão agendados e encaminhados para a Clínica do Dom Aquino para fazer a avaliação. Pessoas que têm feridas ou lesões na boca, que fumam e bebem são mais propensos a sofrerem de câncer bucal. A ideia é conscientizá-los sobre a importância do exame para evitar complicações no futuro”, explicou a dentista Diurianne.

Para o secretário municipal de Saúde, Luiz Antonio Pôssas de Carvalho esta ação voltada para a saúde dos funcionários vem ao encontro do que prega a atual gestão municipal. “Estamos cuidando do bem estar do servidor, fazendo o dever de casa, mostrando como é que se deve fazer a prevenção do câncer bucal. Através disso, vamos propagar para o resto da população a importância de se observar previamente os indícios da doença. Cuidando dos servidores, conseguiremos percorrer um caminho rumo ao que o prefeito Emanuel Pinheiro determina, que é a humanização”.

Câncer Bucal

A ocorrência de câncer no mundo cresceu 20% na última década e o Instituto Nacional de Câncer – INCA estima cerca de 600 mil casos novos em 2019. O Brasil tem a 3ª maior incidência de câncer bucal no mundo, atrás apenas da Índia e da antiga Tchecoslováquia. É o 7º tipo de câncer mais comum entre a população brasileira, sendo o 5º mais comum entre os homens e o 12º entre as mulheres.

Considerando-se que serão 14.700 novos casos de câncer de boca neste ano no país, sendo 11.200 em homens e 3.500 em mulheres, estima-se que em Mato Grosso serão 190 novos casos, sendo 50 em Cuiabá.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.