Uma das figuras políticas mais espeitadas de Mato Grosso, faleceu no dia 18 de junho. Aecim Tocantins morreu aos 94 anos e ganhou notoriedade em Mato Grosso por serviços prestados na área da contabilidade e ajudou na criação do conselho estadual que representa a categoria.
Também foi vereador por Cuiabá em dois mandatos e exerceu o cargo de presidente da Câmara Municipal e chegou a assumir o cargo de prefeito da capital, interinamente, em 1961, quando o titular deixou, Manoel José de Arruda, para cumprir mandato de deputado.
Foi membro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e secretário do Estado. Além de nome de estádio poliesportivo, no Complexo da Arena Pantanal, Aecim Tocantins foi homenageado com criação de prêmio com seu nome e uma creche estudantil.
No fim da década de 70, Aecim Tocantins foi indicado pelo governador José Garcia Neto para defender os interesses de Mato Grosso na Comissão Especial de Divisão do Estado, que levou à criação, por parte do Governo Federal, do Estado de Mato Grosso do Sul