Com Assessoria
O Hospital e Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande ganha a quinta ala completamente reformada e recuperada. Serão entregues a recepção com área para atendimento, banheiros para pacientes e funcionários e sala de espera climatizada.
Até o final deste ano de 2017 terão sido investidos recursos próprios além de emendas parlamentares da ordem de R$ 5 milhões entre obras físicas e novos equipamentos. As obras começaram no segundo semestre de 2015.
“Para termos uma unidade funcional e eficiente, precisamos começar com condições de atendimento digno”, disse o superintendente da unidade, Nei Provenzano, responsável pela gestão da unidade e pelas obras contratadas juntas as empreiteiras especializadas.
Serão entregues ainda, 15 leitos do setor de Urgência e Emergência Adulto, melhorando assim a capacidade de atendimento preventivo que evitam a internação.
Segundo o superintendente, a entrega será em partes, pois 10 Leitos da Unidade de Tratamento Intensivo – UTI Adulto serão transferidos para essa nova ala, para que novas reformas possam ser realizadas no setor da UTI.
A prefeita Lucimar Sacre de Campos que permanentemente inspeciona as obras, assinalou que ainda falta executar as obras de reforma geral dos 20 leitos de UTI, sendo 10 Adulto e 10 Infantil, além do Centro Cirúrgico com quatro salas, sendo que parte destas reformas começam agora com a inauguração dessas duas alas.
“Temos as reformas dos Leitos de UTIs, das salas de cirurgias além dos setores de urgência e emergência infantil e por fim queremos colocar em funcionamento a Rede Cegonha que é uma parte fundamental da Maternidade para então a população poder contar com uma unidade hospitalar totalmente reformada e melhorada, capaz de realizar os atendimentos necessários”, disse a prefeita.
Ela ponderou ainda que essa reforma geral com aquisição de equipamentos novos é essencial, mas vem acompanhada de outras ações como o reforço nas ações de atenção básica e também no funcionamento desde julho de 2016 da Unidade de Pronto Atendimento – UPA IPASE que promove atendimento de urgência e emergência que não necessitem de internação, portanto, evitam a superlotação do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande.
“Vamos ter mais novidades na área de saúde com novas unidades e principalmente na execução de políticas importantes para reforçar a demanda existente, pois temos entre 45% e 55% dos atendimentos realizados nas unidades de saúde de nossa Várzea Grande de pacientes de outras cidades, Estados e até mesmo de países vizinhos que fazem fronteira com Mato Grosso”, explicou Lucimar Sacre de Campos que já formalizou pedidos de verbas federais e estaduais para novas obras e ações voltadas para a área de saúde pública.
Será o lançamento no mês de maio obras da Unidade de Pronto Atendimento – UPA do Cristo Rei que aliada à reforma da Policlínica local ampliará não apenas a capacidade de atendimento, como permitirá uma melhora significativa nas ações da saúde pública.