Cidades

Falta de política pública faz MT ser campeã nacional em mortalidade infantil indígena

 
Presidente do Conselho de Saúde Local da tribo Gomes Carneiro, em Santo Antônio do Leverger, na região metropolitana de Cuiabá, Oto Bororo, da etnia Bororo, fala que a inexistência de uma estrutura adequada de saúde para atender as crianças prejudica o desenvolvimento da tribo.
 
“Não possuímos acompanhamento adequado, nem preventivo e nem emergencial”, lamenta ele.
 
A terra indígena Parabubure, do povo Xavante (562 km de Cuiabá) registrou, em 2010, duzentos nascimentos de crianças. Deste total, sessenta morreram. Dados do Conselho Missionário Indígenista (Cimi) ilustram a dura realidade dos índios em Mato Grosso: das 126 crianças indígenas até 5 anos que morream, no anos de 2011, oitenta e nove eram de Mato Grosso.
 
De acordo com a bacharel em direito Sônia Zoaz Okamaero, da etnia Pareci, de Sapezal (478 km da Capital), afirma que, desde a criação da Secretaria Especial de Saúde Indigenísta (SESAI) do governo federal, que rompeu com as ongs que tinham parceria com a Fundação Nacional da Saúde (Funasa), os índios deixaram de ser atendidos em suas tribos, disputando vagas com a população nas unidades do SUS.
 
“Falta um plano estratégico, que esbarra na burocracia. Possuimos ações no Ministério Público Federal, denunciando a falta de medicamentos. Além disso, não há políticas públicas de saúde específicas para as crianças da tribo. Faltam médicos e atendimento”, afirma ela.
 
Reunidos na sede do Distrito Sanitário Especial Indígena da capital (DSEI-Cuiabá), índios de várias etnias acompanharam na manhã desta sexta-feira a entrega de veículos que serão utilizados no atendimento de pacientes indígenas, transporte de equipes de assistência para tribos e aldeias e outras demandas eventuais desta população. Ao todo foram entregues vinte e oito caminhonetes Amarock, que atenderão dezesseis municípios, incluindo Cuiabá. Programado para começar as 10h:30 da manhã, a entrega, contudo, foi adiada para a partie das 13h:30.
 
Por Diego Frederici – Da redação
Fotos: Diego Frederici
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.