O prazo se encerra dia 25 de abril, quinta-feira. Após essa data, o cidadão com a situação irregular perante a Justiça Eleitoral terá o título cancelado.
A diretora do fórum eleitoral, juíza Amini Haddad Campos, destaca que a Justiça Eleitoral de Mato Grosso está preparada para atender a demanda que deve aumentar consideravelmente nos últimos dias, pois dos 39.615 eleitores com mais de três ausências às urnas consecutivas, apenas 1.905 regularizaram a situação até esta sexta-feira (19).
“Faço um apelo. Peço aos cidadãos que não votaram nas últimas três eleições que busquem a Justiça Eleitoral para não sofrerem o cancelamento dos títulos. É importante frisar que esse atendimento emergencial (até o dia 25/04) é para esses casos. Nas demais situações, como por exemplo, transferência, segunda via e alistamento, que busquem em momento posterior a essa data, evitando, assim, filas extensas”.
Consequências do cancelamento do titulo eleitoral
O eleitor com título cancelado fica impedido de exercer diversos direitos, entre eles: obter certidão de quitação eleitoral; tirar passaporte; tomar posse em cargo público e fazer matrícula em instituição superior de ensino.