Ed Motta se desculpou após criticar o comportamento de fãs brasileiros no exterior e causar polêmica na quinta (9). "A forma que escrevi muitas coisas eu mesmo repudio, mas é fruto da minha cabeça lotada de revoltas, decepções na arte, paranoias, etc, que me fazem me entupir de um monte de remédios para ansiedade, depressão etc", escreveu nesta sexta (10).
Na quinta-feira (9), ele avisou a brasileiros que queiram ir aos shows de sua turnê na Europa que não fala ou canta músicas em português nas apresentações. No Facebook, ele chamou pessoas que vão a shows de "gente simplória" e disse que o Brasil é uma "terra ignorante". O texto causou polêmica e rendeu centenas de críticas, várias delas respondidos por Ed Motta.
Veja a mensagem completa de Ed Motta:
"Uma retratação sobre meus erros.
Ninguém erra? Sim todo mundo erra, e em diferentes escalas, a pessoa pública não é Deus, está no mundo para errar assim como todos.
A forma que escrevi muitas coisas eu mesmo repudio, mas é fruto da minha cabeça lotada de revoltas, decepções na arte, paranóias etc que me fazem me entupir de um monte de remédios para ansiedade, depressão etc.
Não estou me vitimizando, estou me abrindo com vocês, porque assim como não tenho medo de me expor escrevendo merda, não me amedronto por minhas fraquezas que não são poucas.
Depois que se erra, existe um preço a pagar e eu sou completamente ciente disso.
Escrevi de forma raivosa e equivocada sobre algo que realmente atrapalha meus shows no exterior, quando se está no palco que é algo frágil emocionalmente, a sensação é de desespero quando ocorre um equívoco.
Peço desculpas a todos que se sentiram ofendidos com minhas frustrações.
Peço a Deus que eu não repita algo do gênero."
Ofensas e mais seguidores
Mesmo criticado, Ed Motta ganhou popularidade no Facebook após polêmica causada por sua crítica ao comportamento de brasileiros no exterior.
Ele ganhou mais de 12 mil novos seguidores na "fan page" em cerca de 24h. A página de Ed Motta na rede social tem 893% a mais de novas curtidas nesta semana. O crescimento semanal já é quase oito vezes maior do que o normal da página, que antes ganhava uma média de 1,3 mil novos seguidores no período, indica estatística do próprio Facebook.
O total de seguidores aumentou de 385 mil para 396 mil em um dia, com crescimento geral de 3% durante as 24h.
A reação das pessoas que comentam na página, no entanto, é negativa. O músico deixa sua página aberta a comentários mesmo para quem não é seguidor. Os críticos invadem até os posts mais antigos. Em uma foto do dia 14 de março, em que Ed agradece o "carinho e o respeito" do público de um show em Campinas, um internauta comentou na quinta: "Respeito que o senhor não tem pelo seu país".
Mulher defende Ed Motta
Também nesta sexta, Edna Lopes, mulher de Ed Motta, defendeu o cantor e disse que ele sofre um "massacre" após criticar o comportamento de brasileiros em shows no exterior. "Quem o conhece fica chocado e tenta defendê-lo", ela escreveu. O cantor compartilhou a mensagem e escreveu: "Da minha mulher, que tenho a dádiva de conviver há 25 anos".
A mulher de Ed Motta disse nesta sexta que ele é uma "pessoa doce e amável", e que os críticos são pessoas que "dizem uma coisa e fazem outra". "E eu digo mais: conheço muito militante de esquerda com essa atitude também", escreveu. Segundo Edna, ele "erra ao se colocar como vilão, coisa que está longe de ser na realidade".
Fonte: G1