O atacante Dudu, que atualmente defende o Atlético-MG, foi punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) nesta sexta-feira, por postagens ofensivas direcionadas à presidente do Palmeiras, Leila Pereira. Julgado pela Quinta Comissão Disciplinar, ele foi suspenso por seis partidas e ainda vai ter que pagar uma multa de R$ 90 mil.
A decisão, proferida por unanimidade, é em primeira instância e cabe recurso ao Pleno do STJD. O atleta foi denunciado no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que versa sobre punição a quem praticar ato discriminatório.
“A punição aplicada hoje pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva é histórica e representa uma vitória para todas nós, mulheres, que somos covardemente agredidas e desqualificadas todos os dias. Esta pena tem caráter pedagógico, pois passa um recado claro para o mundo do futebol e toda a sociedade: a violência contra a mulher é inaceitável e tem de ser coibida com punições rigorosas. Nós não vamos nos calar!”, disse a presidente do Palmeiras.
Dudu foi julgado no STJD por ofensas misóginas contra a dirigente. O fato ocorreu em janeiro deste ano por meio de postagens nas redes sociais. Entre as publicações, o atleta mandou um “VTNC”, sigla para um palavrão, para a mandatária palmeirense.
No julgamento realizado na manhã desta sexta-feira, apenas Leila esteve presente. Em depoimento, ela disse que se sentiu atacada e afirmou que o atleta só se posicionou desta forma pelo fato de ser uma mulher.
Entre as postagens feitas pelo jogador que foram analisadas, ele citou a sua saída do clube contrapondo a forma como ela teria chegado ao poder no clube. “O caminhão estava pesado e mandaram eu sair pelas portas do fundo!!! (sic). Minha história foi gigante e sincera, diferente da sua senhora Leila Pereira (marcando o perfil da presidente). Me esquece. VTNC.”