— Esses investimentos fazem parte de um processo de amadurecimento de todo o País no sentido de abandonar o complexo de vira-lata. Esse complexo tem de ser superado no caso dos transportes. Geralmente, essas obras são de alto custo e, por isso, exigem parceria e ação coordenada. Apesar das críticas, usamos parte do Orçamento-Geral da União e iremos continuar financiando obras de mobilidade urbana, porque esses financiamentos viabilizam a obra.
Segundo a presidente, sem esse tipo de financiamento, “não sai obra de longo prazo no Brasil, nem obra que exige esse volume de recursos”. O pacote de R$ 5,4 bilhões em investimentos servirá para a expansão da linha 2 do metrô (Vila Prudente-Vila Formosa), para a expansão da Linha 9 do trem urbano para a zona sul e para a implantação de trem urbano linha Zona Leste-Aeroporto de Guarulhos, além da modernização de 19 estações do trem metropolitano.
O governo federal vai arcar com R$ 21 bilhões de investimentos em mobilidade urbana no Estado, que viabilizam o investimento total de R$ 33 bilhões. O financiamento tem prazo de 30 anos, com cinco anos de carência e juros subsidiados.
Mobilidade
Ao discursar, Dilma destacou que São Paulo é a maior cidade da América Latina e que, portanto, não pode ter sua imagem de dinamismo afetada pelos problemas de mobilidade que fazem seus habitantes perderem tempo “de forma indevida de casa para o trabalho e para os estudos”. A presidente lembrou que, nos anos 1980 e 1990, era considerado inadequado investir em metrô, dado o alto custo do investimento.
— Naquela época a gente tinha de pedir autorização para o fundo monetário. Por isso, foi tão bom pagar a nossa dívida com o fundo, que não supervisiona mais as nossas contas. No passado, era inconcebível essa parceria. O significado dela é justamente essa unidade de ação que permite uma ação coordenada e comum no sentido de atacar o mais grave problema nas nossas cidades.
Por mais de uma vez, a presidente se disse orgulhosa de anunciar os investimentos em mobilidade urbana. Dilma aproveitou ainda para destacar que o governo federal investe atualmente R$ 140 bilhões em mobilidade em todo o País, na construção ou revitalização de 2.846 km de vias.
R7