Deste total, R$ 500 milhões serão de recurso direto do tesouro a serem investidos num plano para criar seis linhas de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), no Centro do Rio, sendo duas linhas até a Copa do Mundo de 2014 e as outras quatro até as Olimpíadas de 2016.
O custo estimado deste VLT é de R$ 1,1 bilhão. Os R$ 600 milhões que faltam, virão de uma parceria público-privada, na qual, ganhará a empresa que exigir a menor contrapartida da prefeitura. A União vai emprestar R$ 1,1 bilhão para as obras da Transbrasil, que ligará Deodoro ao Aeroporto Santos Dumont, passando ao longo da Avenida Brasil, Francisco Bicalho e Presidente Vargas. A previsão é que as obras durem três anos.
Os governos federal e municipal ainda vão discutir como será feito o repasse desses recursos de modo a coordenar o cronograma de obras ao calendário eleitoral, que restringe o repasse voluntário de recursos federais aos municípios nos últimos meses de 2012.
No caso do VLT, é possível que a licitação seja realizada este ano, mas a contratação da concessionária só aconteça em 2013, devido ao calendário eleitoral. De qualquer forma, a preparação das vias já começaria este ano, dentro das intervenções do projeto Porto Maravilha.
Dilma é aguardada em um dos canteiros da Transcarioca, VLT que só deverá ser concluído em 2014, ligando a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional Tom Jobim. Um palanque foi montado dentro de um dos mergulhões do projeto, em fase final de construção, no Largo do Campinho. Essa obra é financiada com recursos do BNDES.
Fonte: OGLOBO