A presidenta Dilma Rousseff abriu há pouco o desfile de 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios. Ela chegou ao palanque de autoridades no Rolls Royce presidencial aberto, acenando para o público. Ela foi recebida pelo vice-presidente da República, Michel Temer, pelo ministro da Defesa, Jaques Wagner, e o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg.
Ao todo, 3 mil militares, entre homens e mulheres, desfilarão sob o som das bandas do Batalhão de Polícia do Exército e do Batalhão da Guarda Presidencial. Um dos momentos mais aguardados do desfile é a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, que volta à parada após dois anos sem participar.
Durante o desfile, o Exército fará uma homenagem aos 70 anos da Força Expedicionária Brasileira com comboio de 26 viaturas históricas utilizadas durante a Segunda Guerra Mundial, algumas delas vieram de Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Belo Horizonte.
Com EBC
A Secretaria de Segurança Pública do DF espera um público de até 40 mil pessoas ao longo da Esplanada dos Ministérios, em Brasília, para o desfile de Independência. Segundo o Palácio do Planalto, as arquibancadas comportam até 22 mil espectadores sentados para assistir à solenidade de 7 de setembro.
Desde as 6h, o trânsito na Esplanada dos Ministérios foi interditado e veículos particulares não podem transitar pelo Eixo Monumental, entre a rodoviária do Plano Piloto e o acesso à L4 Sul. A previsão é de que o trecho seja liberado às 13h.
Uma das atrações deste ano fica por conta da presença dos atletas militares – alguns deles medalhistas nos Jogos Pan-Americanos de Toronto – e de um contingente misto, representando o Ministério da Defesa — formado por oficiais e praças da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.
Participam, também, 83 viaturas e 25 motos, além de carros leves, blindados, lançadores de foguetes e o ônibus de choque do Batalhão da Guarda Presidencial.
A tradicional Esquadrilha da Fumaça está confirmada para colorir o céu da capital federal com suas manobras. As sete aeronaves Super Tucano vão realizar apresentação completa durante a formatura cívico-militar. A Força Aérea Brasileira (FAB) participará do desfile com outras aeronaves, como as que atuam na defesa do espaço aéreo — o KC-130 Hércules e os caças F-5M e A-1.
Durante a comemoração, a presidenta Dilma Rousseff passará em revista às tropas, de carro, e segue para palanque junto com os ministros, de onde assiste aos desfiles civil e militar. O trânsito de veículos na Esplanada dos Ministérios será reaberto apenas após o desfile do encerramento.