Esportes

Corinthians começa busca pelo bi da Libertadores contra o San José

Outrora considerado um time doméstico, com dificuldade para conquistar títulos fora do Brasil, a equipe paulista está mais internacional do que nunca em seus 102 anos.

Soma 16 jogos invictos e dois títulos seguidos –14 partidas na Libertadores e duas no Mundial– em competições internacionais. São dez vitórias e seis empates. A última derrota foi para o Tolima-COL, 2 a 0 na primeira fase da Libertadores de 2011.

Esse jogo, segundo o técnico Tite, foi um divisor para seu trabalho no clube, já que o então presidente, Andres Sanchez, o manteve no cargo apesar da pressão de conselheiros para demiti-lo. Depois disso foram, em sequência, os títulos do Brasileiro, da Libertadores e do Mundial.

O astro no ataque é um "gringo", o peruano Paolo Guerrero, herói da conquista do Mundial com os gols nas vitórias sobre Al-Ahly, do Egito, e Chelsea, da Inglaterra.

O clube também repatriou um peso-pesado do futebol mundial, Alexandre Pato, pagando R$ 40 milhões ao Milan na maior transação da história corintiana.

A ascensão do Corinthians desde 2008 (especialmente a financeira) acabou nas páginas do tradicional jornal americano "The Wall Street Journal" na semana passada.

"Sabemos que todos vão querer vencer o campeão. Ser bicampeão não é fácil", afirmou Alessandro.

O lateral-direito tem razão. Nos últimos 20 anos, somente o São Paulo, em 1992 e 1993, e o argentino Boca Juniors, em 2000 e 2001, conquistaram a Libertadores seguidamente.

Ao todo, outras cinco equipes conseguiram a façanha, mas, nos anos 60 e 70 (o Santos em 62 e 63), quando havia menos times no torneio e os campeões começavam a disputar o campeonato do ano seguinte em fases mais avançadas, como a semifinal.

Tite aposta no entrosamento para a conquista do bicampeonato. Do time que entrou em campo na final de 2012 contra o Boca, no Pacaembu, oito jogadores começam também o jogo hoje em Oruro, a 230 km de La Paz.

NA TV
San José x Corinthians
22h Globo e Fox Sports

Fonte: FOLHA.COM

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos