Terrenos em declive
Há quem pense que comprar um lote acidentado pode trazer muita dor de cabeça. É claro que se você optar por não fazer a terraplanagem para nivelar o terreno, à construção será mais trabalhoso e o projeto terá de ser bem planejado. Mas a verdade é que o resultado pode ficar muito mais interessante do que o de uma construção plana.
Além das possibilidades de criar uma arquitetura diferenciada e conseguir uma bela vista, o projeto executado no terreno inclinado ainda pode ser mais econômico, pois não vai exigir movimentação de terra.
É preciso tomar algumas precauções quanto à escolha do terreno. O ideal é eleger quatro ou cinco lotes e levar um profissional de confiança para escolher o melhor.
Definido o lote, encomende uma análise de solo. Nesse procedimento são analisadas amostras das diversas camadas de solo, da mais superficial até a mais profunda. Esses dados são fundamentais e servem de base para um projeto seguro. A sondagem também irá determinar se o terreno, caso seja muito úmido, precisará de drenagem lateral.
Uma casa erguida num lote inclinado deve ser elevada por pilastras. Só a fundação deve tocar o solo. Caso a declividade seja baixa, o projeto pode ser feito em escadinha. Vale lembrar que a legislação não permite construir em áreas de inclinação maior que 45 graus. O código civil estabelece esses limites para evitar riscos.
Em terrenos inclinados, a recomendação é que o vizinho de cima construa a pelo menos 5m da beira do talude e o de baixo, a 10m. Apesar disso, cada condomínio ou cidade estipula o que é adequado ao local. Essas medidas ainda variam conforme o imóvel, o solo e a fundação – só um arquiteto ou engenheiro podem avaliar o caso.
O que ocorre, na prática, é que muitas pessoas optam por fazer pequenas movimentações de terra e a encosta é estável até ter seu desenho alterado pelo homem. Se isso ocorrer sem critério, a natureza força um redesenho do morro, o que pode gerar, por exemplo, deslizamentos, sem falar do efeito cascata e uma má decisão do vizinho pode impactar casas próximas e castigar áreas imensas.
Por isso é importante sempre o auxilio de um profissional, para que não ocorram erros e prejudiquem a construção.
Mais Tendências:
- Edição 300 - 29/07/2010 a 04/08/2010
- Edição 299 - 22/07/2010 a 28/07/2010
- Edição 298 - 15/07/2010 a 21/07/2010
- Edição 297 - 08/07/2010 a 14/07/2010
- Edição 296 - 01/07/2010 a 07/07/2010

Enviar para um amigo
Imprimir