Closet: o guarda-roupa sob medida
Os profissionais são unânimes: em primeiro lugar, o closet precisa reunir organização e acesso fácil às roupas e acessórios, além de proporcionar praticidade na hora de vestir. Um closet ideal deve ser dimensionado de forma que acomode todos os pertences de maneira organizada e facilite o manuseio.
Como homens e mulheres têm demandas distintas, o projeto precisa considerar essas diferenças. Camisas, calças, gravatas, ternos e sapatos devem ser acomodados em cabideiros, prateleiras e gaveteiros de tamanhos específicos, variando apenas de acordo com a quantidade e o espaço disponível. Já o espaço feminino deve prever nichos para bolsas, mais altura nos cabideiros para vestidos longos, local para joias, maquiagem e acessórios. Em ambos os casos, vale aproveitar as partes mais altas para acomodar objetos como malas e cobertores, que são usados esporadicamente.
O tamanho do closet deve variar de acordo com a necessidade do morador e do espaço disponível. As paredes laterais devem ter distância mínima de 1,90m uma da outra, permitindo que a marcenaria tenha, pelo menos, 0,60m de profundidade e a área de circulação fique com 0,70m de largura - espaço mínimo suficiente para uma pessoa.
Na hora de planejar cabideiros, gavetas, nichos, sapateiras e maleiro, a disposição e a quantidade de cada item são livres e dependem do perfil do usuário. Uma proporção usual divide a marcenaria em quatro partes: metade(1/2) da área é reservada para cabideiros; um quarto(1/4) é destinado para gavetas e nichos para roupas dobradas; e outro um quarto(1/4) para prateleiras maiores, que armazenam bolsas, sapatos e demais artigos.
Os profissionais indicam a porta deslizante como a melhor opção para os closets, pois é mais prática, além de economizar espaço para a circulação. O espelho é fundamental para que o closet fique completo. Ele deve ser colocado estrategicamente para que a pessoa possa ver sua imagem desde os pés até a cabeça. O espelho pode ocupar uma parede livre. Se não for possível, vale instalar nas portas, do lado externo. Em closets abertos e sem paredes livres a solução é instalá-lo atrás da porta de acesso.
O closet deve possuir uma boa iluminação geral, de preferência difusa e com alguns focos de destaque. A preferência é por lâmpadas brancas ou amareladas, que não interferem nas cores dos tecidos, os LED’s também são uma boa pedida para iluminação interna das gavetas e cabideiros, pois não esquentam. Para iluminação geral aconselhamos rasgos no gesso equipados com fluorescentes T5. Lembrando que sempre é indicado prever a instalação de uma janela, de preferência na parede oposta à porta de entrada, para trazer iluminação e ventilação natural ao ambiente, levando em conta o cuidado que se deve ter com a incidência de luz solar diretamente nas roupas.
Mais Tendências:
- Edição 300 - 29/07/2010 a 04/08/2010
- Edição 299 - 22/07/2010 a 28/07/2010
- Edição 298 - 15/07/2010 a 21/07/2010
- Edição 297 - 08/07/2010 a 14/07/2010
- Edição 296 - 01/07/2010 a 07/07/2010

Enviar para um amigo
Imprimir