PUBLICIDADE
11 DE SETEMBRO

Atentado às torres gêmeas em Nova Iorque completa 16 anos

Foram uma série de ataques suicidas contra os EUA coordenados pela organização al-Qaeda na terça-feira de 11 de setembro de 2001

José Wallison

Repórter

11/09/2017 11h15 | Atualizada em 11/09/2017 17h32

Atentado às torres gêmeas em Nova Iorque completa 16 anos

Spencer Platt/Getty Images

O atentado terrorista no World Trade Center em Nova Iorque que vitimou cerca  três  mil pessoas completa 16 anos. Segundo as investigações, 19 terroristas sequestraram quatro aviões que atacaram as torres gêmeas e também o Pentágono (sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos). Foram uma série de ataques suicidas contra os Estados Unidos coordenados pela organização fundamentalista islâmica al-Qaeda na terça-feira de 11 de setembro de 2001. Naquela manhã do ocorrido, 19 terroristas sequestraram quatro aviões comerciais de passageiros.

Os sequestradores colidiram intencionalmente dois dos aviões contra as Torres Gêmeas do complexo empresarial do World Trade Center, na cidade de Nova Iorque, matando todos a bordo e muitas das pessoas que trabalhavam nos edifícios. Ambos os prédios desmoronaram duas horas após os impactos, destruindo edifícios vizinhos e causando vários outros danos. O terceiro avião de passageiros colidiu contra o Pentágono, a sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, no Condado de Arlington, Virgínia, nos arredores da capital estadunidense Washington.

Ataque no Pentagono (Reprodução

O quarto avião caiu em um campo aberto próximo de Shanksville, na Pensilvânia, depois de alguns de seus passageiros e tripulantes terem tentado retomar o controle da aeronave dos sequestradores, que a tinham reencaminhado na direção da capital norte-americana. Não houve sobreviventes em qualquer um dos voos.

Quedas das torres

As primeira aeronave a atingir os prédios foi a do vôo 011 da American Airlines ás  8:46h da manhã, os terroristas acertaram entre o 93º e 99º andares. 

Às 9:03h, foi a vez do vôo 175 da United Airlines atingir a torre sul entre o 77º e 85º andares. Às 

As 9:59h aconteceu a queda da torre sul, seguida pela torre norte às 10:28h.

Na tarde do mesmo dia, um prédio de 42 andares que fazia parte do complexo, não resistiu à queda das torres e desabou às 17:20h

Vítimas 

Houve um total de 2 996 mortes, incluindo os 19 sequestradores e as 2 977 vítimas.As vítimas foram distribuídas da seguinte forma: 246 nos quatro aviões (onde não houve sobreviventes), 2606 na cidade de Nova Iorque e 125 no Pentágono.Todas as mortes ocorridas foram de civis, exceto por 55 militares atingidos no Pentágono.

O Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST) estimou que cerca de 17 400 civis estavam no complexo do World Trade Center

Memorial  (Reuters/Andrew Burton)

Memorial 

Inaugurado em 2011, o Memorial de 11 de Setembro recebeu mais de 4,5 milhões de visitantes de 170 países em seu primeiro ano – bem mais do que os 3 milhões previstos inicialmente.

Ele é formado por duas piscinas gigantes cercadas por árvores, localizadas no exato local onde se encontravam as Torres Gêmeas destruídas nos atentados.

A fina queda d’água de dez metros de altura nas laterais dessa piscina é considerada a maior cachoeira artificial da América do Norte.

No parapeito, estão escritos em bronze os nomes das 2.983 pessoas que morreram nos ataques em Nova York, e dos falecidos no Pentágono e na Pensilvânia no mesmo dia, além dos mortos no primeiro atentado contra o World Trade Center, em 1993.

O acesso ao memorial é gratuito, mas só é permitido mediante reserva para horários específicos (recomenda-se fazer pela internet ou por telefone; nesse caso, paga-se US$ 2 de taxa de conveniência). Informações no site  www.911memorial.org.

Comente, sua opinião é Importante!

PUBLICIDADE