PUBLICIDADE
DESCONSTITUIÇÃO DE SENTENÇA

Justiça não pode impedir reconciliação de casal que se arrependeu de divórcio

Por isso, a 8ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça reformou sentença que havia concedido divórcio a um casal

13/11/2017 13h21 | Atualizada em 13/11/2017 13h27 1 comentario

Justiça não pode impedir reconciliação de casal que se arrependeu de divórcio

Ilustração/Internet

A Justiça não pode impedir a reconciliação de um casal que se arrependeu do divórcio se a sentença que o concedeu ainda não transitou em julgado. Por isso, a 8ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul reformou sentença que havia concedido divórcio a um casal.

Em função do pedido do casal, que reatou o relacionamento neste meio tempo, o colegiado desconstituiu a sentença que decretou o divórcio e extinguiu a ação (sem julgamento de mérito) por desistência dos autores — com base no artigo 267, inciso VIII, do antigo Código de Processo Civil.

O relator da Apelação, juiz convocado Alexandre Kretuz, deu imediato provimento ao recurso. ‘‘É evidente que a sentença que julgou parcialmente procedentes os pedidos deduzidos na exordial ainda não transitou em julgado, de modo que nada obsta o acolhimento do pedido recursal’’, afirmou.

O julgador transcreveu o caput do artigo 1.577 do Código Civil: ‘‘Seja qual for a causa da separação judicial e o modo como esta se faça, é lícito aos cônjuges restabelecer, a todo tempo, a sociedade conjugal, por ato regular em juízo’’.

Em conclusão, citou jurisprudência da corte estadual. Registra a ementa da Apelação Cível 70071072706: ‘‘Sobrevindo aos autos manifestação de reconciliação dos cônjuges, antes mesmo da prolação da sentença homologatória, é possível torná-la sem efeito, não havendo trânsito em julgado. Processo julgado extinto’’.

FONTE: Conjur

1 COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

  1. Similarly, there was an article about the divorce law in Britain. The couple of students married and later broke up. However, in a few months they were ready to live together again, so they filed a petition and got the annulment of the divorce certificate. The topic was available to buy essays for college on Justice and Law.

Comente, sua opinião é Importante!

PUBLICIDADE