PUBLICIDADE
OPERAÇÃO SODOMA

Após Silval decidir confessar crimes, advogados deixam defesa

Advogados Ulisses Rabaneda e Valber Melo estão na defesa de Silval desde a prisão do político, em setembro de 2015

Airton Marques

Acesse o Blog

24/04/2017 09h18 | Atualizada em 30/11/-0001 00h00

Foto: Ahmad Jarrah/CMT

Em comunicado, os advogados Valber Melo e Ulisses Rabaneda afirmaram que não fazem mais a defesa do ex-governador Silval Barbosa (PMDB) nas ações penais em que o político é réu.

A decisão pela renúncia, de acordo com os advogados, foi tomada por conta do novo posicionamento adotado por Silval, que decidiu confessar sua participação em crimes investigados nas ações penais derivadas da Operação Sodoma, que está na 5ª fase.

Além de Valber e Ulisses, os advogados Francisco Faiad, Artur Osti e Renan Serra também se afastaram da defesa técnica de Silval.

“Tendo em vista a nova postura pessoal, amplamente repercutida na imprensa, do Sr. Silval da Cunha Barbosa pela qual passa a admitir, pontualmente, fatos no bojo da operação Sodoma, onde a defesa técnica vem sustentando versão oposta perante o Poder Judiciario, e considerando, ainda, a divergência atual entre a orientação destes advogados e o exercício pessoal da autodefesa, informamos que foi protocolada nos autos da mencionada operação renúncia ao mandato outorgado por ele nas respectivas ações penais, com a devida e prévia aquiescência do constituinte”, diz trecho do comunicado divulgado nesta segunda-feira (24).

De acordo com informações de bastidores, o advogado Délio Lins e Silva, conhecido por atuar em delações na Operação Lava Jato, assumiu a defesa do ex-governador.

Enquanto isso, Valber e Ulisses garantiram que irão continuar acompanhando os atos processuais das ações penais pelo período de dez dias. Nesta segunda-feira, Silval deve participar de audiência no Fórum da Capital, na ação penal derivada da 4ª fase da Operação Sodoma.

Confissão

Neste final de semana, o ex-governador divulgou carta aberta em que negou estar prestes a firmar um termo de colaboração premiada (delação) com a Justiça, por meio do Ministério Público Estadual.

Silval disse que após quase dois anos preso, decidiu, junto com sua família, que ira assumir suas responsabilidades junto ao Poder Judiciário, confessando fatos pontuais naqueles processos em que tenha praticados ilícitos penais.

O ex-governador continuou, dizendo que "naqueles processos em que as acusações forem injustas, continuarei me defendendo e a postura de confessar determinados fatos não se confunde com delatar pessoas".

Silval encerrou a nota dizendo que tem consciência sempre colaborou com investigações e processos e que ninguém, "absolutamente ninguém", pode dizer que ele tenha praticado qualquer conduta de obstrução.

Leia a nota na íntegra:

“NOTA À IMPRENSA
 
Tendo em vista a nova postura pessoal, amplamente repercutida na imprensa, do Sr. Silval da Cunha Barbosa pela qual passa a admitir, pontualmente, fatos no bojo da operação SODOMA, onde a defesa técnica vem sustentando versão oposta perante o Poder Judiciario ciário, e considerando, ainda, a divergência atual entre a orientação destes advogados e o exercício pessoal da autodefesa, informamos que foi protocolada nos autos da mencionada operação renúncia ao mandato outorgado por ele nas respectivas ações penais, com a devida e prévia aquiescência do constituinte.

Ao tempo em que respeitamos a nova postura adotada, como um dos pressupostos inerentes ao exercício da ampla defesa, agradecemos, publicamente, a confiança depositada em nosso trabalho por Silval Barbosa, desejando êxito no prosseguimento de sua defesa.                       

Informamos, por fim, que, por força do artigo 5º, §3º da Lei 8.906/94, estes profissionais permanecerão acompanhando os atos processuais nas respectivas ações penais pelo prazo de 10 dias, ou até a constituição de novo advogado, caso esta ocorra antes.

Valber Melo, Ulisses Rabaneda, Francisco Faiad, Artur Osti e Renan Serra”

Leia mais:

Por meio de comunicado, Silval nega acordo de delação premiada

 

Comente, sua opinião é Importante!

PUBLICIDADE