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Educação - Página 136

Lei tira exigência de pós-graduação para novos professores de federais

Lei tira exigência de pós-graduação para novos professores de federais

  Uma lei de iniciativa do governo federal que entrou em vigor no mês passado determinou que as universidades federais não podem mais exigir nos concursos para professor os títulos de mestre ou doutor dos candidatos.   Na prática, quem só tiver diploma de graduação pode agora disputar todas as vagas abertas nas universidades. Até então, esses candidatos eram aceitos como exceção.   O governo afirmou ontem (17) que pretende alterar novamente a regra, para que as instituições possam voltar a exigir diploma de pós-graduação, como condição primordial para a inscrição.   O governo ainda não sabe, porém, se mandará um projeto de lei ao Congresso ou se editará medida provisória.   Dirigentes de universidades disseram à Folha que o Executivo não tinha a intenção de proibir a exigência de mestrado ou doutorado.   Houve um erro no projeto, segundo eles, só percebido quando as universidades consultaram suas áreas jurídicas para abrir os concursos.   A mudança, porém, já trouxe resultados práticos.   A Federal de Santa Catarina, por exemplo, está selecionando 200 professores com diploma de graduação (inicialmente, exigia doutorado).   Na Federal de Pernambuco, os departamentos de física e de química decidiram suspender os processos por discordar da nova regra.   Desde a década de 1990, a praxe nos concursos é exigir que os candidatos tenham doutorado ou mestrado, como forma de buscar melhor qualidade no ensino e na pesquisa. Hoje, 90% dos docentes das federais têm uma pós.   O Ministério da Educação passou a ser pressionado pelas universidades após a consultoria jurídica da pasta publicar parecer confirmando que a lei em vigor agora proíbe que as instituições barrem candidatos sem pós.   "Manifestamos publicamente nossa insatisfação, por acreditar que, sem titulação pós-graduada, a competência acadêmica e a formação de recursos humanos ficarão seriamente comprometidas", disse, em nota, o departamento de física da Universidade Federal de Pernambuco, um dos mais produtivos do país.   O Conselho Universitário da Unifesp (Federal de São Paulo) emitiu na semana passada nota de repúdio à lei, por entender que ela fere a sua autonomia de escolher o perfil dos novos docentes.   UOL  

Sintep reage e detona gestão da Seduc
EDUCAÇÃO

Sintep reage e detona gestão da Seduc

  O Sindicato dos Trabalhadores na Educação Pública de Mato Grosso (Sintep-MT) reagiu à guerra de poder para controlar cerca de R$1,6 bilhão de reais, orçamento da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Em que pese a pasta ser comandada por um petista – Ságuas Moraes –, partido com alicerce eminentemente sindicalista, o Sintep resolveu abrir o bico e denunciar o caos que se instalou na educação mato- grossense. 

Abertas as inscrições para o Cuiabá Vest 2013

Abertas as inscrições para o Cuiabá Vest 2013

  As inscrições para o cursinho Pré-vestibular/Enem “Cuiabá Vest 2013” estão abertas e podem ser feitas até 25 de abril, através do link http://www.cuiaba.mt.gov.br/funec/concursos.jsp?insc=2013.

Unemat discute fortalecimento da instituição no Sul do Estado

Unemat discute fortalecimento da instituição no Sul do Estado

  A direção da Universidade do Estado de Mato Grosso esteve reunida na manhã desta terça-feira  (09) com o prefeito de Alto Araguaia, Gerônimo Maia, o vice-prefeito Américo Pereira, o presidente da Câmara de vereadores, Vanderalques de Castro, deputado estadual Hermínio J. Barreto e servidores do campus para discutir o fortalecimento da instituição na região Sul.

IFMT participa do Projeto Espacial QB50

IFMT participa do Projeto Espacial QB50

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) juntamente com o Instituto Federal Fluminense realizam no dia 10 de abril, no Campus Cuiabá – Octayde Jorge da Silva, uma série de atividades de trocas de conhecimentos e planejamentos para as próximas ações do Projeto Espacial QB50.

Conselhos responderão pesquisa do sobre situação das escolas estaduais
TCE-MT

Conselhos responderão pesquisa do sobre situação das escolas estaduais

  Com o objetivo de ter um panorama amplo da gestão educacional no Estado, o Tribunal de Contas de Mato Grosso vai realizar uma pesquisa junto aos Conselhos Escolares. A finalidade é obter informações sobre cada unidade escolar que vão auxiliar na análise das contas de gestão da Secretaria Estadual de Educação, referentes ao exercício de 2012 que serão julgadas este ano. O conselheiro substituto Luiz Henrique Lima, responsável pela 3ª relatoria, vai elaborar seu voto considerando os dados coletados.

Ensino às traças e desempenho pífio em MT
EDUCAÇÃO

Ensino às traças e desempenho pífio em MT

Ser um aluno da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) parece um sonho distante demais para os alunos do ensino médio da Escola Estadual Maria Macedo, no bairro Mapim, em Várzea Grande. Não é por falta de vontade, nem pela capacidade profissional dos educadores, mas devido à falta de condições de concorrer em igualdade pela falta de estrutura física imposta pelo poder público.