PUBLICIDADE
MAIS DE 1,3 MIL ATLETAS

Brasileiro de Taekwondo volta a Cuiabá

Campeonato acontece no segundo final de semana de junho com mais de 1.300 atletas

Rodivaldo Ribeiro

Editor-adjunto

24/05/2018 07h30 | Atualizada em 24/05/2018 07h32

Brasileiro de Taekwondo volta a Cuiabá

Reprodução

Cuiabá vai sediar a edição do Campeonato Brasileiro de Taekwondo 2018. De acordo com a Associação Mato-grossense de Taekwondo, mais de 1.300 atletas vão participar da competição prevista para acontecer nos dias 8, 9 e 10 de junho, no Ginásio Aecim Tocantins.

Nesta quinta-feira (24), é último dia de inscrições, que podem ser feitas no site da Federação Brasileira (http://www.cbtkd.org.br/).

Nos três dias do segundo final de semana de junho, competirão jovens dos sexos masculino e feminino que vão lutar entre si nas categorias infantil, cadete, juvenil e sub-21. Junto com eles, estarão as equipes técnicas e árbitros, todos da Federação Brasileira. A expectativa é que lutadores consigam índices para começar a sonhar com Tóquio daqui a dois anos.

“Esta é a segunda edição do Campeonato Brasileiro a ser realizada aqui em Cuiabá. A primeira foi em 2009. Já confirmamos a presença de cerca de 1.100 atletas, vindos de 23 estados confirmados até agora”, contou ao Circuito Mato Grosso o presidente da Federação de Taekwondo de Mato Grosso, Hélio Ribeiro da Costa.

“Conforme os atletas vão melhorando sua vida no ranking, vão se classificando para os outros eventos que virão após”, continua o presidente. Ele mesmo treina na modalidade desde 1985. E é faixa preta do sétimo dan aos 48 anos.

A entrada é para o evento é um quilo de alimento não perecível. Hélio conta que a Cruz Vermelha será responsável por arrecadar também calçados e agasalhos.

O objetivo declarado é selecionar atletas em condições de garantir vaga na seleção brasileira de taekwondo e buscar a citada elevação no ranking da modalidade, dividido nas mesmas categorias.

Na ocasião, também haverá a apresentação de grupos culturais, além da realização do concurso Miss Brasil Taekwondo. 

Segundo o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Antônio Vuolo, o evento vai contemplar todas as pastas que compõem sua secretaria, estimular os atletas cuiabanos e funcionar ainda, até hoje, como efeito das celebrações dos 299 anos da capital. Para ele, um evento desses mostra Cuiabá para o resto do país e torna o município referência para o taekwondo nacional.

“Acredito que teremos aqui um grande evento com a inclusão de atrações culturais locais e ainda apresentar Cuiabá aos atletas, que também são turistas, e mostrar os atrativos turísticos da capital”, diz Vuolo.

Segundo o presidente da Federação de Taekwondo de Mato Grosso, Hélio Ribeiro da Costa, esta será uma grande oportunidade para proporcionar uma grandiosa festa de integração da comunidade cuiabana e mato-grossense com o Brasil, por meio da participação do esporte e de práticas saudáveis.

“Nós queremos apresentar este esporte olímpico para os jovens cuiabanos que ainda não o conhecem, como mais uma modalidade forte e de reconhecimento internacional, e também elevar o nível técnico de nossos atletas, diante de lutadores de alto rendimento do esporte. E a parceria com a prefeitura por meio do secretário Vuolo foi fator decisivo para que trouxéssemos este campeonato para cá”, agradeceu Hélio.

O taekwondo chegou a Mato Grosso em 1982, com a vinda do grão-mestre Kwang Soo Shin, um dos pioneiros da modalidade no Brasil, que já havia passado cerca de sete anos ministrando aulas no Clube Pinheiros, em São Paulo. O último Campeonato Brasileiro de Taekwondo realizado em Cuiabá aconteceu em 2009 e revelou vários atletas para equipes nacionais.

O evento está inserido na programação da Confederação Brasileira de Taekwondo e está sendo realizado pela Prefeitura Municipal de Cuiabá e Associação Mato-grossense de Taekwondo, Associação Brasileira da modalidade, apoio do governo do Estado de Mato Grosso e várias empresas.

Academia do mestre Hélio Ribeiro está localizada na Marechal Deodoro, 288, centro da cidade.

Comente, sua opinião é Importante!

PUBLICIDADE