PUBLICIDADE
PASSADO PRESENTE

Saiba como realizar um passeio pela Cuiabá de ´antigamente´

O Circuito mapeou nos melhores lugares para fazer uma viagem entre passado e presente

José Lucas Salvani

Jornalista

05/04/2018 08h00 | Atualizada em 05/04/2018 18h03 3 comentarios

Saiba como realizar um passeio pela Cuiabá de ´antigamente´

José Lucas Salvani

É comum caminhar pelas ruas de Cuiabá e encontrar construções históricas em meio aos novos prédios e estabelecimentos comerciais construídos nas últimas décadas. Numa época em que a antiguidade batalha para sobreviver ao lado da modernidade, praças e outros locais são demolidos e reconstruídos do zero. Porém alguns ainda preservam uma rara harmonia entre passado e presente.

Em uma rápida caminhada pelo centro, é possível encontrar prédios antigos sendo reutilizados para outros fins. Mapeamos alguns dos melhores pontos para fazemos uma imersão na história da cidade.

Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito

Tombada em 1975 como patrimônio histórico e artístico, não há registros sobre quando a Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito foi inaugurada, mas há indícios de que tenha sido em 1730, acompanhando quase os 300 anos de Cuiabá. Hoje, a igreja é também a sede da Paróquia do Rosário e realiza missas diariamente, além de eventuais casamentos e batismos.

Artisticamente, a igreja apresenta elementos do barroco e rococó, também com materiais dos primeiros anos de 1800 e paredes com espessura de até um metro. Entre 2003 e 2006, passou por um processo de restauração.

Palácio da Instrução

Ao lado da Igreja Matriz, modernizada em 1968, localiza-se o Palácio da Instrução, tombado em 1983 como patrimônio do Estado. Inaugurado em 1914, o Palácio já foi escola, sede de secretarias públicas e hoje funciona como espaço para a Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, além de abrigar exposições de arte periodicamente. Ainda no centro, o casarão do Barão de Casalvasco e Amambaí hoje abriga o restaurante Mistura Cuiabana e um escritório de advocacia.

Orla do Porto

Revitalizada em 2016, a Orla do Porto representa uma das regiões mais antigas da cidade. O espaço traz consigo os primeiros anos da capital, quando era povoada por navios e desenvolvia-se com os pouco mais de 3 mil habitantes. Hoje o espaço é banhado pela gastronomia municipal e regional, além de se tornar um local para grandes festividades da cidade.

Sesc Arsenal

Inaugurado oficialmente em 2002, o Sesc (Serviço Social do Comércio) Arsenal carrega um grande peso histórico. A obra, concluída em 1832, após 13 anos de construção, era um arsenal, nomeado como Real Trem de Guerra, para a manutenção e fabricação de armamentos. Depois de 157 anos da Guerra do Paraguai, o Sesc adquiriu o prédio do Arsenal por uma permuta governamental, mas somente em 2001, após algumas intervenções na edificação, começou suas atividades como Centro de Atividades Sesc Arsenal.

Localizado na Avenida 13 de Junho, o espaço é popularmente conhecido pelos cuiabanos graças às oficinas, lazer e gastronomia que promove. De fábrica de armas a conglomerado de entretenimento, o Sesc Arsenal reúne sala de música, galeria de arte, biblioteca, cinema, choperia e o tradicional ‘bulixo’ às quintas-feiras, trazendo comidas típicas e artigos de artesanato.

Casa do Artesão

Também fazendo parte da rede Sesc, a Casa do Artesão é mais um mergulho na história de Cuiabá. Por mais que tenha sido criado em 1975, tornando-o mais antigo que o Arsenal, o prédio é mais jovem, com apenas 113 anos. Construído em 1915 no estilo neoclássico, o local foi outrora uma escola durante 60 anos. Funcionando hoje como um espaço para promover o artesanato cuiabano e regional, a Casa do Artesão mantém parte dos materiais originais usados na construção durante o século passado.

Manter construções centenárias ou revitalizar espaços é essencial para a valorização de um passado rico que resultou em nosso presente, porém é preciso manutenção constante para que eles não caiam no esquecimento novamente, se tornem locais abandonados e percam seus significados.

.

3 COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

  1. I am often to blogging i actually appreciate your site content. The content has really peaks my interest. I am going to bookmark your web blog and maintain checking for brand new information. No Credit Check Furniture Financing

  2. Excellent article. Very interesting to read. I really love to read such a nice article. pakistan election 2018 predictions

  3. I think this is an informative post and it is very useful and knowledgeable. I really enjoyed reading this post. big fan, thank you! - slope

Comente, sua opinião é Importante!

PUBLICIDADE