PUBLICIDADE
ESCOAMENTO DA SAFRA

Prefeitos querem Sorriso e Lucas incluídos no traçado da Ferrogrão

No projeto original a ferrovia iniciará em Sinop-MT onde será construído um terminal de cargas

Catia Alves

Jornalista

03/01/2017 11h20 | Atualizada em 30/11/-0001 00h00

Os prefeitos Ari Lafin (PSDB) do município de Sorriso, e Luiz Binotti (PSD) do município de Lucas do Rio Verde, debateram na manhã desta terça-feira (3), os avanços que serão proporcionados pela Ferrogrão que sairá do Nortão até Miritituba (PA) e que Lucas e Sorriso sejam incluídas no traçado, visando melhorar o escoamento da safra agrícola da região e aumentar a produção atual.



Os dois municípios são fortes produtores de soja e milho (Sorriso é o maior produtor nacional de soja). O projeto original prevê que a ferrovia iniciará em Sinop (500 km de Cuiabá), onde será construído um terminal de cargas. A previsão do governo federal é lançar tanto o edital quanto o leilão no 2º semestre. Os dois gestores voltarão a tratar do assunto.

"Vamos trabalhar para que a ferrovia inicie em Lucas para que as duas cidades sejam fortalecidas. Pelo forte potencial produtivo das duas cidades não podemos ficar de fora. Queremos que o projeto seja ampliado. Vamos montar comissão de trabalho para buscar apoio do governo federal e vamos tratar do assunto com o consórcio de empresas que farão a obra", disse Lafin.

Os investimentos estão estimados em R$ 10 bilhões e a concessão da Ferrogrão para a iniciativa privada poderá  ser por até 60 anos como forma de atrair empresas interessadas. Estudos de viabilidade, apresentados no ano passado, teriam demonstrado que, para ser viável, a concessão da ferrovia deveria durar aproximadamente 65 anos.



(Com Só Notícias) 

.


Comente, sua opinião é Importante!

PUBLICIDADE